#PauloGustavo - Videocast Vivendo na Margem a Cultura Periférica do Subúrbio Ferroviário de Salvador será lançado na próxima quarta (03)

28/06/2024

O Centro Cultural da Plataforma receberá o lançamento do videocast “Vivendo na Margem – A Cultura Periférica do Subúrbio Ferroviário de Salvador”, na quarta-feira (03), às 18h. O programa é apresentado pelos comunicadores Ane Gordiano e Ary Mesquita. Ao todo são 5 episódios e um bate-papo agradável, com os mais diversos temas, tais como: música, capoeira, baianas de acarajé, capoeiristas e dança.

O videocast "Vivendo na Margem" é um projeto que busca mergulhar nas riquezas culturais do Subúrbio Ferroviário de Salvador, Bahia. Esta região, muitas vezes sub representadas na mídia convencional, é um caldeirão de histórias, tradições, lazer, gastronomia e arte que merecem ser exploradas e compartilhadas com o mundo. Através de episódios envolventes e entrevistas cativantes, pretendemos dar voz às pessoas e às comunidades que compõem essa rica tapeçaria cultural.

As entrevistas foram realizadas com Vera e Alessandra Lacerda, empresárias da banda Araketu, Janete e Josenice Conceição, baianas de acarajé, Mestre Tatinho e Mestre Del, capoeiristas da equipe TFC de capoeira, Ulisses Silveira e Alison Farias, da quadrilha junina Imperatriz do Forró, vice-campeã do concurso estadual 2024 e os pescadores Ubaldino Filho (Dico) e Nilton Santos (Guela).

Esses grupos e manifestações culturais desempenham um papel crucial na preservação e na promoção da rica herança cultural do Subúrbio Ferroviário de Salvador, contribuindo para a identidade cultural única da região e proporcionando oportunidades para o envolvimento da comunidade. Para tanto, o videocast será disponibilizado ainda em canal do Youtube, de forma gratuita para o público.

Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.

FICHA TÉCNICA

O QUE: Lançamento do videocast “Vivendo na Margem – A Cultura Periférica do Subúrbio Ferroviário de Salvador”

ONDE: Centro Cultural da Plataforma

HORA: 18h