Funceb divulga as comissões de Seleção e Premiação da 65ª edição dos Salões de Artes Visuais da Bahia

27/06/2024

 

Está disponível a formação das comissões de Seleção e Premiação da 65ª edição dos Salões de Artes Visuais da Bahia, promovidos pela Fundação Cultural do Estado, unidade vinculada à SecultBA. Através da Consulta Pública, foram selecionadas três pessoas para a Comissão de Seleção do edital, e duas pessoas para a Comissão de Premiação. 

A Comissão de Seleção será composta por Andrea Rios May, servidora do Museu de Arte Contemporânea (MAC/IPAC/SECULT); Gilberto Gil Silva Conceição, indicado pelo Conselho de Cultura da Bahia; e os selecionados via Consulta Pública: Romário Silva de Oliveira Costa, Vilma Neres, e Janaína Chavier Silva. 

Já para a Comissão de Premiação foram nomeados provenientes da Consulta Pública Uriel de Souza Bezerra e Elaine Cristine Pinho Santos; além de Adriana Cravo, servidora do Museu Tempostal (IPAC/SECULT). 

Confira detalhes sobre os nomeados para as comissões logo abaixo:

 

COMISSÃO DE SELEÇÃO:

 

01 (um) servidor da SECULT/FUNCEB:

  • Andrea Rios May, Salvador/BA (Museu de Arte Contemporânea – MAC/IPAC/SECULT)

Minibio: Andrea May é artista visual e sonora, curadora independente e doutoranda em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). No campo da docência atuou como professora substituta de Artemídia no curso de Artes Visuais do Centro de Artes, Humanidades e Letras/ Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB (fev. 2021/ jun. 2022). De maio de 2023 a março de 2024 coordenou do Setor Educativo no  Museu de Arte Contemporânea (MAC) onde agora atua como assessora de direção. 

01 (um) indicado pelo Conselho de Cultura da Bahia:

  • Gilberto Gil Silva Conceição, Salvador/Ba

Minibio: Atua como Artista Profissional desde 1999. Participou de Diversas Exposições Livres e coletivas e tem em sua trajetória mais de duas mil obras concluídas espalhadas em acervos espalhados em diversas partes do País e também em muitas localidades do exterior. Artista selecionado e premiado em Festivais, Salões Regionais e Salões de Artes Visuais da Bahia com destaques nos de 2004, 2005, 2007, 2009 e 2013. Voluntário em Escolas Educacionais com o Projeto Café com Artes desde 2007. Eleito Representante de Artes Visuais da Bahia para elaboração e construção dos Colegiados Setoriais das Artes, pela Funceb/Secult, em conferência realizada n Universidade Federal da Bahia em 2012. Atuou em Diversas Comissões de Avaliação de Editais de Cultura do Estado da Bahia, como o Calendário das Artes, Agitação Cultural, Dinamização de Espaços Culturais e Setoriais de Artes Visuais. Foi monitor do Projeto Mais Cultura nas Escolas do Governo Federal 2013-2014. Tornou-se Membro da Combla - Confederação Brasileira de Letras e Artes em 2015, e eleito Membro Diretor do Primeiro Conselho de Cultura de Teixeira de Freitas (BA0.

Indicados via Consulta Pública

  • Romário Silva de Oliveira Costa 

Minibio: Possui licenciatura em Desenho e Plástica / Artes Visuais, produz conhecimento sobre artes visuais, educação e produção cultural. Desenvolve pesquisas sobre as relações do ensino e aprendizagem em artes visuais e a aplicabilidade das diretrizes legislativas estabelecidas a favor de uma educação para as relações étnico raciais nas escolas da rede pública de Salvador (BA). Recebeu em 2023 a primeira edição do Prêmio Paulo Freire, representando a região nordeste pela escrita do artigo “Triangulando Saberes: Os estágio, a Residência Pedagógica e o compromisso com uma educação decolonial e antirracista”, apresentado no IX ENALIC (Lageado/RS) e Prêmio das Olimpíadas de Artes Visuais da FUNARTE (2022). Integrou como pesquisador os VI° (2022) e VII° (2023) Fóruns Negro de Arte e Cultura, os programas PIBID (2017) e Residência Pedagógica 2022-2024, e o 17º Fórum Pró Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo (2023). Integrou a produção executiva do 1° Encontro de Arte Educação da Escola de Belas Artes (2023) e dos II° (2013) e IIIº (2014) Salões da Escola de Belas Artes. Atua como parecerista de projetos culturais nas áreas de culturas afrobrasileiras, indígenas e outras culturas étnicas, já analisando propostas para a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão - SECMA, a Fundação Gregório de Mattos - FGM (Salvador BAHIA), para o Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC) (Uberlândia-MG), e na Comissão de Seleção dos Salões de Artes Visuais da Bahia, dentre outros. 

  • Vilma Neres

Minibio: Vilma Neres é mestra em Relações Étnico-Raciais (Cefet/RJ), jornalista de formação e fotógrafa. É autora do ebook "A escrita com a luz das fotoescrevivências", publicado no ano de 2021, com recursos do Prêmio Jorge Portugal da Fundação Cultural do Estado da Bahia, via Lei Aldir Blanc. Possui experiência em docência, gestão de projeto social, pesquisa acadêmica, produção audiovisual, assessoria de comunicação e imprensa. Link para o portfólio: https://linktr.ee/vilmaneres

  • Janaína Chavier Silva

Minibio: É Conselheira Titular (Biênios: 2020/2022 e 2022/2024) eleita pelo voto popular do Conselho Municipal de Política Cultural de Salvador, representante do segmento Artes Visuais. Desde 2012 é Parecerista Cultural, atuando em todo o Brasil, analisando projetos relacionados, principalmente, às Artes Visuais, Ações em Arte Educação e Dança. Desde 2011 trabalha com arte educação voltada para espaços museais. Ministra cursos em Arte Educação, Coordenou a Mediação Cultural do MAM – Bahia, em Salvador. Desde 2007 atua como artista ligada ao campo da dança, performance, artes visuais e design, onde participou dos processos de criação de projetos que circularam por mostras, exposições e festivais. Desde 2012 atua como curadora em artes visuais trabalhando em projetos, como Curadoria Educativa da 3º Bienal da Bahia/Salvador em 2014, onde atuou como pesquisadora; Parque de Esculturas - Projeto Parque Cultural Casa do Governador, Vila Velha (ES), em 2021; Exposição Urbanos Arquivos em Salvador/Bahia em 2023, entre outros. Doutora, em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA, 2023, com período sanduíche de 1 ano na França, em 2017/2018, na Ecole Nationale Supérieure d'Architecture de Paris - La Villette. Mestre pela UFBA em de Arquitetura e Urbanismo. Graduada em Design de Ambientes pela Universidade do Estado de Minas Gerais

 

COMISSÃO DE PREMIAÇÃO:

 

Indicados via Consulta Pública

  • Uriel de Souza Bezerra, Juazeiro/BA;

Minibio: Possui licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2014). É mestre em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia (linha de História e Teoria das Artes), onde também é doutorando pela mesma linha de pesquisa. Foi professor substituto da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia e atualmente é professor temporário de Ensino e Teoria das Artes na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Tem experiência profissional com Educação Formal e Não-formal, e com Curadoria de Exposições. 

  • Elaine Cristine Pinho Santos, Salvador/BA

Minibio: Diretora e Assistente de Produção em  Artes  Visuais, Expografia e em Políticas Culturais, colabora com o desenvolvimento e implementação da Política Cultural do setor, na elaboração e produção de projetos, programas e eventos culturais e atividades de comunicação e orçamento. Foi Coordenadora de Artes Visuais. Também atua como avaliadora de projetos do setor. 

 01 (um) SECULT/FUNCEB

  • Adriana Cravo, Salvador/BA (Museu Tempostal)

Minibio: Profissional de comunicação com 20 anos de experiência. Focada em impulsionar o crescimento e visibilidade de marcas e instituições através de estratégias de gestão, comunicação e marketing. Especialista na área cultural, desenvolvimento e gerenciamento de projetos. Trabalha como curadora de arte independente em projetos de exposição e livros. É membro e conselheira do ICOM - Conselho Internacional de Museus, no comitê CAMOC (Museus de cidade) e conselheira da Academia de Letras da Bahia.