Em processo de montagem, bailarinos do BTCA participam de oficinas para novo espetáculo “Gostoso”

26/06/2024

Com estreia marcada para 26 de julho, espetáculo abordará as diferenças e saborosas identidades da cultura baiana

 

Inspirado pelas ricas e variadas influências culturais da Bahia que moldam uma identidade única e saborosa, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) inicia a montagem do seu novo espetáculo "Gostoso", com estreia prevista para os dias 26, 27 e 28 de julho de 2024, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA). Com direção do coreógrafo Leandro Oliveira, convidado especial do Balé, o processo de construção da nova montagem coloca o elenco da companhia pública de dança para participar de oficinas de preparação nas diversas formas de dança e música da cultura popular baiana.

 

O espetáculo mergulha nas expressões culturais que definem a Bahia e os baianos, explorando desde a dureza e a beleza do sertão semiárido até a alegria e a energia contagiante dos sambas do Recôncavo. A obra reflete a jornada migratória e os desafios de viver imersos em marcantes diferenças culturais que inevitavelmente forjam uma saborosa identidade. O ritmo pulsante e a energia dos dançarinos capturam a vitalidade de um povo em constante movimento, onde cada passo é a afirmação de uma resiliência temperada.

 

As oficinas de preparação têm como objetivo principal enriquecer o processo criativo do espetáculo "Gostoso", apresentando aos bailarinos do BTCA movimentos a partir de fortes influências da cultura popular nordestina. Durante o mês de junho, o elenco participa das oficinas de “Samba de Côco”, com Isis Carla, “Dança de Salão e Samba de Gafieira”, com Jocélia Freire, e “Musicalidade”, com Ridson Reis.

 

O Balé Teatro Castro Alves (BTCA) é corpo artístico mantido pelo Teatro Castro Alves (TCA), Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA). Antes da estreia de “Gostoso”, a companhia pública de dança da Bahia realiza um ensaio aberto ao público, no dia 25 de julho, na Sala do Coro do TCA.

 

Isis Carla - É dançarina, musicista e arte-educadora. Graduada em Licenciatura em música e Graduanda em Bacharelado em Instrumento pela UFBA. Pesquisadora das danças populares brasileiras desde 1997. Atualmente integra o corpo docente da Escola de Dança da Funceb nos cursos Profissional e Preparatório. Ela apresenta a oficina “Samba de Coco”, uma dança popular brasileira que combina música e movimento de forma vibrante e expressiva.

 

Jocélia Freire - É dançarina, coreógrafa e professora de Danças de Salão. Doutoranda em Dança (UFBA) e Mestra em Dança (UFBA). Especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer Escolar (FSBA). Licenciada em Dança e Educação Física (UFBA). A sua oficina tem o objetivo de ensinar e aperfeiçoar técnicas de dança de salão, com um foco especial no Samba de Gafieira.

 

Ridson Reis - É ator, produtor cultural, músico e diretor iniciou sua carreira artística em 2002. Produz e dirige diversos festivais e cursos de formação na cidade, desde 2010 (A Cena Tá Preta, VilaErê, Oficinas Vila Verão, Cursos de Artes do IBACH, dentre outros). Além de coordenar a produção do Coletivo Meio Tempo e seus espetáculos. A sua oficina abordará a importância da musicalidade na dança.

 

 

GOSTOSO

Quando: 26, 27 e 28 de julho de 2024, sexta, sábado, às 20h, e domingo, às 19h

Pré-estreia: 25 de julho de 2024, quinta-feira, às 20h

Onde: Sala do Coro do Teatro Castro Alves

Quanto: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Classificação indicativa: Livre

*É terminantemente proibida a entrada após o início da sessão