#PauloGustavo - Escola Livre Audiovisual da Chapada Diamantina abre inscrição para sua 3° formação

13/06/2024

As inscrições foram abertas nesta segunda-feira (10/06) e se estenderão até o próximo sábado (15/06). Dentre os destaques desta III Formação, o Coletivo traz a proposta de debater a diversidade de corpos, vozes e perspectivas no sertão. Sem perder a sua autenticidade, o curso continua sendo livre e gratuito, com certificação e será realizado na modalidade semipresencial.

Inclusão e acessibilidade são uma das nossas prioridades, por isso, o curso de produção audiovisual oferecerá 44 vagas, sendo 4 destas destinadas às Pessoas com Deficiência - PCD. Pensando em proporcionar um maior aproveitamento aos nossos cursistas, todas as formações oferecem atendimento personalizado, o qual a equipe direciona, orienta e auxilia os participantes ao avançar das etapas do curso. Nessa oportunidade, 34 inscritos poderão solicitar e concorrer à bolsa conectividade, criada para garantir a conectividade dos estudantes que permanecem até o final do curso. Para efetuar a inscrição, a pessoa deve entrar no site COLETIVO ELA (https://www.elaaudiovisual.com/), verificar com atenção o edital e o Projeto Político Pedagógico, logo após preencher o formulário. 

Dando continuidade à metodologia ELA, a formação é composta por três etapas: Cursos Livres de Técnica Audiovisual, participação em Simpósio com mostra dos produtos audiovisuais e nesta edição teremos os Ciclos de Debates na modalidade semipresencial, a fim de ampliar o contato com as diferentes realidades presentes nas comunidades e cidades Chapadenses a equipe do Coletivo e convidados percorreram 03 diferentes localidades, para a realização de RODAS FORMATIVAS, estão entre os nossos parceiros contemplados: colégio CERTIB, em Boninal, Ponto de Cultura de Guiné, em Mucugê e o Movimento Associativo Indígena Payayá, em Utinga.

Contudo, a ação busca promover a capacitação de jovens a partir de 16 anos, mulheres, idosos, agricultores rurais e agentes culturais, pessoas com deficiências, lideranças da sociedade civil organizada e profissionais das redes de ensino da Chapada Diamantina e territórios vizinhos, com o propósito de compartilhar noções básicas e avançadas da linguagem do audiovisual, utilizando a tecnologia que temos em mãos para praticar a comunicação crítica acerca dos movimentos ambientais e culturais dentro do nosso território. 

A viabilização desse projeto é possível por meio do Programa Paulo Gustavo 03/2023 - FORMAÇÃO, PESQUISA E MEMÓRIA NO AUDIOVISUAL. Além disso, nossa formação conta com o apoio da ArteQuilombo nosso parceiro e proponente que percorrerá todas as etapas de execução ao nosso lado, dentro outros parceiros de caminhada como: Universidade do Estado da Bahia - campus XXIII (UNEB-Seabra), que vem nos dando suporte desde o início da nossa concepção.

“Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.”