Sala de Cinema Walter da Silveira recebe mostra sobre Dia Mundial do Meio Ambiente no dia 5

03/06/2024

No dia mundial do meio ambiente, 05 de junho, a Sala de Cinema Walter da Silveira, o Bar Velho Espanha, a editora Elefante e a Universidade Federal da Bahia promovem um dia de homenagem à luta dos defensores ambientais relembrando a vida e as ideias do casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo, assassinados por pistoleiros em 24 de maio de 2011, em Nova Ipixuna, Pará, com a sessão especial do documentário "Toxic: Amazon" e o lançamento do livro "Lutar com a floresta: uma ecologia política do martírio em defesa da Amazônia", de Felipe Milanez, publicado pela editora Elefante. Após a sessão será realizado um debate com mestre Joelson Ferreira, liderança da Teia dos Povos, doutor por notório saber pela UFMG e professor visitante na UFBA.

O filme documentário Toxic Amazon foi produzido pelo canal Vice, co-dirigido por Bernardo Loyola e Felipe Milanez, e que levou ao reconhecimento pela ONU, no ano internacional das Florestas, em 2012, ao título de Heróis da Floresta para o casal José Cláudio e Maria (com menção honrosa a Felipe Milanez). Os dois pistoleiros, Lindonjonson Silva e Alberto Nascimento foram condenados a 42 anos de prisão, em 2013, e estão presos, enquanto o mandante José Rodrigues Moreira, condenado a 60 de prisão no segundo julgamento, em 2016, encontra-se foragido. Familiares de José Cláudio, liderados por Claudelice Santos, sua irmão, criaram o Instituto Zé Cláudio e Maria, em Nova Ipixuna, onde seguem defendendo as ideias de convivio com a floresta.

05/06 Dia Mundial do Ambiente
Lançamento do livro
Lutar com a Floresta: uma ecologia política do martírio em defesa da Amazônia, de Felipe Milanez (ed. Elefante, 2024, R$ 70,00)

Sala Walter da Silveira