Memória do Audiovisual

A DIMAS é responsável pela salvaguarda de um acervo composto por mais de 6.800 itens, entre os quais películas cinematográficas, vídeos, DVDs, cartazes, fotografias, discos em vinil, CDs, revistas, livros e roteiros que contam parte significativa da história do cinema baiano, do século XX aos dias de hoje. Trata-se do mais importante acervo do gênero existente no estado.

A partir de 2007, foi estabelecida como prioritária a definição de políticas públicas para a preservação da memória audiovisual baiana. O acervo passou a contar com condicionamento adequado, monitoração e controle permanente de temperatura e umidade relativa do ar. Foi ainda iniciado o trabalho de sistematização e diagnóstico desse acervo, ainda em processo. Para garantir o acesso da população e de pesquisadores a essas obras, a DIMAS conta com um serviço de empréstimo e oferece a possibilidade de que muitas delas sejam assistidas na própria Diretoria.

Visando a preservar e fomentar a memória audiovisual baiana, a FUNCEB firmou convênio com a Cinemateca Brasileira para integração da DIMAS ao Sistema Brasileiro de Informações Audiovisuais (SIBIA). O SIBIA é um programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC) que objetiva estabelecer uma rede de instituições que se dedicam à preservação de acervos de imagem em movimento em todo Brasil. Através desse convênio, técnicos da DIMAS foram capacitados para o manuseio, conservação e reparos em películas fílmicas. Ainda em 2007, a DIMAS recebeu visita técnica da Diretoria de Documentação da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) do Ministério da Educação para diagnóstico do estado de conservação de parte das obras do acervo.

Outra importante ação nesse campo foi a participação, em 2008, no I Encontro Nacional do Sistema Brasileiro de Informações Audiovisuais, quando a DIMAS se tornou membro-fundador da Associação Brasileira de Preservação do Audiovisual (ABPA). A nova entidade reúne cerca de 50 arquivos públicos e privados e tem como finalidade formular proposições e colaborar na construção e aprimoramento de políticas públicas para a preservação da memória audiovisual brasileira.

Bahia, 100 Anos de Cinema
Como forma de celebrar a memória do cinema baiano, no ano em que se festejou o seu centenário, em 2010, a DIMAS coordenou, junto com a Cinemateca Brasileira/MinC, a produção da coleção especial Bahia, 100 Anos de Cinema. Trata-se de uma caixa de DVDs com 30 obras representativas do cinema baiano, num total aproximado de 20 horas de programação. Entre os filmes, destaque para "Caveira, My Friend", de Álvaro Guimarães; "Diamante Bruto", de Orlando Senna; "Samba Riachão", de Jorge Alfredo Guimarães; "A Grande Feira", de Roberto Pires; "Eu me Lembro", de Edgard Navarro, entre outros.

Memória em 5 Minutos
Também como forma de celebrar a memória, foi lançada a coletânea Memória em 5 Minutos, com 84 vídeos premiados em 13 edições do Festival Nacional 5 Minutos (1994-2009), com tiragem de 3.000 exemplares. Na caixa, obras representativas de realizadores da Bahia e de todo o país, numa compilação diversificada, que reúne animação, documentário, ficção, experimental e videoarte.