SAC amplia atendimento com inauguração de unidade no Salvador Shopping

15/06/2009
Com capacidade de três mil atendimentos por dia, será inaugurado nesta quinta-feira (18), às 18 horas, pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Administração (Saeb), o novo posto do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), desta vez na área ampliada do Salvador Shopping. Este é a terceira unidade inaugurada na capital. Anteriormente, já haviam sido implantados dois postos nos bairros de Pernambués e Pau da Lima. Os novos postos interrompem um período de dez anos sem expansão da rede na capital. Com a unidade do Salvador Shopping serão mais 72 mil atendimentos/mês oferecidos pela rede SAC e 5,3 mil carteiras de identidades emitidas pela unidade ao mês. O novo posto tem investimento de R$ 1,5 milhão, partilhados entre o Salvador Shopping (R$1 milhão gastos com infra-estrutura) e o Governo do Estado (R$500 mil gastos com mobiliário, equipamentos e utensílios). O SAC Salvador Shopping contará com 180 funcionários para oferecer 163 serviços, entre registro de nascimento, carteira de identidade, CPF, habilitação, passaporte e antecedentes criminais. O funcionamento será de segunda a sexta, das 09 às 19 horas, e aos sábados das 9 às 14h. Com a nova unidade, o Governo amplia para 32 o número de unidades de atendimento ao cidadão no Estado, sendo 28 postos SAC (11 na capital no 17 no interior); e quatro unidades do Ponto Cidadão - versão compacta de atendimento - já instituídas os municípios de Central (Semi-árido), Presidente Tancredo Neves (Baixo-sul), Inhambupe (Agreste) e Cruz das Almas (Recôncavo). Atualmente, a rede SAC oferece 622 serviços, sendo emissão de Carteira de Identidade o que concentra a maior demanda. Só no ano passado, foram atendidas 909.838 mil pessoas para emissão deste documento. Outros serviços foram também bastante procurados neste mesmo período, a exemplo de Intermediação para o Trabalho, (900.762); Seguro Desemprego (446.012); emissão de Carteira de Trabalho (230.313); e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (181.262). A expansão da rede atende à necessidade de crescimento populacional da capital, ampliada em mais de 600 mil habitantes na última década, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "O aumento populacional, associado ao envelhecimento das estruturas das unidades do SAC na capital e interior, além da necessidade de incorporar novas tecnologias de gestão, requereram uma ação imediata deste governo no sentido de garantir à população de Salvador a manutenção do padrão de atendimento nos postos dos shoppings e a expansão deste padrão para os postos dos bairros mais populares", explica o secretário da Administração, Manoel Vitório. No ano passado, a rede SAC realizou mais de 11 milhões de atendimentos em Salvador e no interior do Estado. A unidade do Salvador Shopping segue um novo padrão de compartilhamento de custos de implantação, que vem viabilizando a expansão da rede SAC a preços mais módicos para a administração estadual. Fonte: SAEB