Sara Prado assume a diretoria geral da Funceb

19/04/2024
d
Foto: Divulgação

A produtora cultural Sara Prado assume a diretoria geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado. Produtora Cultural pela Universidade Federal da Bahia, Sara é especialista em Políticas Públicas, Governo e Estado pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (FLACSO).

Entre 2015 e 2019, Sara Prado foi gestora de Políticas para Juventude do Governo Estadual da Bahia. Em 2020, Sara assumiu função no Centro de Cultura Populares e Identitárias (CCPI) da SecultBA, onde esteve Coordenadora de Gestão dos Largos do Pelourinho, espaços de evento do Governo do Estado sob responsabilidade da Secretaria de Cultura.

No ano passado tornou-se Superintendente de Promoção Cultural na SecultBA, designada a coordenar o Sistema Estadual de Fomento e Financiamento da Cultura, em especial o Programa de Incentivo ao Patrocínio Cultural (Fazcultura) e o Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), além da coordenação do Sistema de Indicadores e Informação em Cultura (SIIC) e a articulação e coordenação da Secretaria de Cultura em temas relacionados à Economia da Cultura, com destaque para o Escritório Bahia Criativa. Esteve à frente da operacionalização dos recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo junto às unidades executivas da Secult.

Agora, Sara Prado ficará à cargo da diretoria geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à SecultBA, instituição responsável pelo incentivo e desenvolvimento de projetos que promovam a formação, criação, pesquisa, produção, difusão e memória das Artes Visuais, do Audiovisual, do Circo, da Dança, da Literatura, da Música e do Teatro da Bahia.

“Como produtora e gestora cultural, é com muita vontade de trabalho que assumo este espaço. A Funceb foi o primeiro órgão de gestão pública em cultura desse estado, e muitos e muitas que estiveram aqui, foram e são professores e referência na minha trajetória, como o professor Ordep Serra, Capinam, Gica e Renata. No novo momento da cultura no país e na Bahia, vamos garantir políticas estruturantes para o campo cultural, com unidade da Secult e seus órgãos da administração direta e vinculada. Iremos, junto ao secretário Bruno Monteiro, amigo e timoneiro dessa construção política para a cultura no estado, e em alinhamento com o projeto popular e coletivo do governador Jerônimo Rodrigues, iniciado pelo senador Jaques Wagner e pelo presidente Lula, construir bases firmes de políticas para as artes e cultura da Bahia”, destacou a nova diretora geral da Funceb, Sara Prado.