Funceb recebe Zebrinha pra exibição do doc Ijó Dudu, memórias da dança negra da Bahia na Escola de Dança

17/04/2024
d

A Fundação Cultural do Estado da Bahia, através do Centro de Formação em Artes, retoma as atividades do Núcleo de Estudos em Dança Afro-Brasileiras – Agô, iniciativa que promove a integração entre estudantes e profissionais da Dança. O primeiro encontro de 2024 acontecerá no dia 19 de abril, das 10h30 às 12h30, com a presença do bailarino e coreógrafo Zebrinha, para um bate-papo sobre o filme que será exibido na sala cênica da Escola de Dança da Funceb.

Durante a atividade, Zebrinha vai explanar a sua experiência de imersão teórico-prática sobre o filme Ijó Dudu, memórias da dança negra da Bahia, documentário construído a partir da memória viva. O audiovisual é uma denúncia poética, contada através das vivências e saberes das Mestras e Mestres protagonistas da Dança Negra na Bahia.

O documentário é idealizado e dirigido por Zebrinha e produzido pela Modupé, em cooperação com a Fundação Pedro Calmon/SecultBa. Ijó Dudu, Memória da dança negra na Bahia traz memórias de corpos, mentes, ideias ousadas e corajosas de pelo menos duas gerações de mulheres e homens negros que fizeram de seus corpos as ferramentas principais para se afirmarem na luta política, mas sobretudo se afirmarem enquanto mulheres e homens, negras e negros. 

Zebrinha é formado em dança clássica e moderna no Stadeliyk Conservatorium en dans Academie te Arnhem (Holanda), onde também lecionou, e no Alvin Ailey American Ballet Theater, em Nova Iorque (EUA). Em Paris, foi professor na Academie Internaciole de Dance, no Project Studio, em Munich, e na Bélgica, deu aula na Federatie Friy Tiyed. Como solista, atuou no Introdanns, Paradis Latin, em Paris, no Alcazar de Paris e no Ballet de MonteCarlo. Atuou e dançou em shows com artistas consagrados tais como Joel Grey, Ben Vereen, Liza Minelli e Tina Turner.  

Foi coreógrafo da novela Lado a Lado e da série Mr. Brau, produzidas pela Rede Globo de Televisão, além do musical D. Ivone Lara e dos espetáculos O Jornal, com direção de Lázaro Ramos e Exú (Cia de Teatro NATA). Foi indicado ao prêmio Shell pelo espetáculo Candaces (RJ), e recebeu o Prêmio Braskem de Teatro pelo espetáculo Bença (BA), um dos muitos espetáculos do Bando de Teatro Olodum que ajudou a montar. Atualmente, compõe o júri técnico do quadro Dança dos Famosos, do Domingão com Huck (Rede Globo) e, é diretor artístico do Bando de Teatro Olodum e o Balé Folclórico da Bahia.

O Núcleo de Estudos em Dança Afro-Brasileiras – Agô foi criado em 2017 pela Professora Roquidélia Santos, voltado para atender a comunidade da Escola de Dança e adjacências, visando desenvolver reflexões e discussões sobre o fazer artístico e pedagógico das danças de matrizes africanas, em especial das Danças Afro- Brasileiras.    

 
SERVIÇO:    

Núcleo de Estudos em Danças Afro-Brasileiras – Agô 2024 - Exibição do documentário jó Dudu, Memória da dança negra na Bahia e Bate-papo com Zebrinha

Quando: 19 de abril de 2024, das 10h30 às 12h30
Onde: Sala Cênica da Escola de Dança da Funceb (Rua da Oração, 01 – Pelourinho)
Gratuito