#Apoio - Salvador recebe I Encontro Nacional da Periferia Brasileira de Letras

09/04/2024
s

Nos dias 11 e 12 de abril, acontece em Salvador o I Encontro Nacional da Periferia Brasileira de Letras (PBL). A PBL é uma iniciativa da Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, que tem por objetivo estimular a participação social e a proposição de políticas públicas de coletivos literários periféricos para o campo da cultura e saúde, com enfoque no livro, leitura, literatura e bibliotecas.

Fazem parte da PBL: rodas de slam, batalhas de rima, bibliotecas comunitárias, editoras independentes, saraus e recitais poéticos, residências literárias, rodas de leitura, coletivos de teatro de rua e festivais literários; pois entende-se que as muitas formas de se organizar – e mobilizar pessoas – com a palavra poética levam para um mesmo sentido político: a ampliação da democracia dentro das favelas, vilas, comunidades e quebradas brasileiras. E isso, finalmente, dialoga com a proposição de Antônio Cândido pela defesa da literatura como um direito humano.

Estarão presentes no evento representantes dos coletivos literários que atualmente compõem a rede PBL: Slam das Mulé (BA), Grupo de Arte Popular A Pombagem (BA), Biblioteca Comunitária Caranguejo de Tabaiares (PE), Periferia que Lê (CE), Papo Reto (DF), Coletivoz (MG), Rede Beabah! (RS), Biblioteca Comu- nitária Girassol (RS), Editora Kitembo (SP), Rede Baixada Literária (RJ), Rolé Literário (RJ) e Ecomuseu de Manguinhos (RJ). O tema central será “Literatura e as lutas por territórios saudáveis”.

O Encontro tem como objetivo geral tornar público o debate sobre a importância da literatura como amálgama social em territórios periféricos, nos quais coletivos literários criam ambientes inovadores de participação e mobilização. Reforçam ainda a bibliodiversidade, contribuindo com produções estéticas que abrem espaços a poéticas insurgentes. Desta forma, coletivos literários são um reforço à formação crítica e cidadã nos seus territórios e tornam possível visualizar caminhos para o enfrentamento das iniquida- des presentes nas periferias e, ao mesmo tempo, ajudam a forjar um horizonte de territórios saudáveis. A busca por alcançar a condição de território saudável para favelas e periferias visa o fortalecimento da democracia e a garantia de direitos em todos os âmbitos da federação, de forma transversal com todas as políticas públicas sociais e econômicas do Brasil.

Nos aparelhos culturais, nas ruas e na casa parlamentar da Bahia

No dia 11 de abril, o I Encontro da PBL começa no Centro de Cultura Vereador Manuel Querino. A programação aberta ao público, durante o período da manhã, que se inicia às 8h30, haverá uma breve solenidade, na qual a Fiocruz e o coletivo Grupo de Arte Popular A Pombagem (BA) farão a abertura junto a instituições parceiras e apoiadoras do Encontro (MINC, Academia de Letras da Bahia, FUNCEB e FPC).

A programação segue com duas mesas. A primeira, às 9h, será dedicada à apresentação da rede PBL, com o tema ‘As experiências modelares de criação literária e de mediação da leitura nas periferias brasileiras’, na qual serão abordados os diferentes modos de se fazer literatura de forma coletiva. Na segunda mesa, às 11h, ‘Cultura e Saúde, Literatura e Periferias: caminhos para políticas públicas’, será o momento em que autoridades discorrerão sobre a relação entre a literatura e as práticas sociais, com capacidade de mobilização em territórios de alta vulnerabilidade social.

No período da tarde, a partir das 14h, haverá em frente ao Centro de Cultura Vereador Manuel Querino uma concentração para o cortejo protagonizado por coletivos lítero-culturais da Bahia, que seguirá para o Pelourinho. Lá, será exibido o documentário da PBL às 17h, seguido de apresentações artísticas de poetas e grupos soteropolitanos.

No dia 12 de abril, às 9h, a programação se encerrará com a audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, com o tema “Desafios da Literatura Periférica no Campo das Políticas Públicas”.

Pouso das Artes

Para participar do evento, 13 artistas da palavra, oriundos de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, estão hospedados na residência artística da Funceb - o Pouso das Artes.

São eles: Lara Nunes, Fabrício Silva, Reginaldo Marqus, Antônio Marcos, Viviane Henrique, Juliana Vale, Jucelino de Sales, Luiz Eduardo Rodrigues, Israel Francisco, Vanessa Pereira, Isadora Cristal, Philippe Valentim e Priscila de Queiroz.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

11/04 - quinta
CENTRO DE CULTURA VEREADOR MANUEL QUERINO

MANHÃ
8H30 ABERTURA
Convidados: A Pombagem - BA, Fiocruz, MINC, Academia de Letras da Bahia e representantes do poder público da Bahia
9H - COLETIVOS PBL: As experiências modelares de criação literária e de mediação de leitura nas periferias brasileiras
Convidados: Coletivos da rede Periferia Brasileira de Letras
11H - CULTURA E SAÚDE, LITERATURA E PERIFERIAS: caminhos para políticas públicas
Convidados: Slam das Mulé, Fiocruz, MINC, MIR, Funarte, Deputada Federal Fernanda Melchionna

TARDE
13H - Almoço