Funceb recebeu estudantes da São Paulo Escola de Dança para intercâmbio cultural

08/04/2024

sped

A São Paulo Escola de Dança - Centro de Formação em Artes Coreográficas – (SPED), equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com direção artística e educacional de Inês Bogéa – em parceria com a Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) realizou um intercâmbio cultural entre as instituições, de 1º a 5 de abril de 2024.   
 
Os encontros foram baseados no aprimoramento artístico e técnico dos estudantes, por meio da inserção no ecossistema da dança, alinhado com os princípios pedagógicos e educacionais da São Paulo Escola de Dança (SPED). Este ano a Escola de Dança da FUNCEB ofereceu quatro vagas de estudos presenciais para estudantes dos Cursos Regulares da SPED, que participaram de aulas com estudantes dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Cursos Livres e duas vagas para um estudante de multimidias para a dança e outra de produção cultural. 
 
“Foi uma experiência intensa, com trocas fundamentais para levarmos na bagagem. As salas são muito vivas, com aulas dinâmicas e fluxos constantes que dialogam com o que propomos na escola em São Paulo. Vivenciamos um pouco da cultura de Salvador e como esse ritmo interfere na formação dessas pessoas na dança. Aqui eu sinto que os corpos dançam com a batida do coração”, disse Bianca Matta, docente do curso regular de técnicas de dança da São Paulo Escola de Dança.  


sped

Para Vicco Gonçalves, estudante de Dança e performance na SPED, foi importante estar numa sala de aula e se reconhecer, vendo a turma formada por 90% de pessoas pretas com o mesmo sonho. 

“Eu vi muita vivacidade no fazer artístico aqui na Bahia. Estou encantado e volto para casa com uma nova experiência de vida, com a arte muito mais pulsante em mim, o que me fez pensar em voltar a Salvador para seguir a minha pesquisa”, comentou  

O encerramento do intercâmbio cultural aconteceu nesta sexta-feira, com apresentações coreográficas dos estudantes paulistas. Na plateia estavam estudantes do Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Dança, da Escola de Dança da FUNCEB. 

  
SOBRE A SÃO PAULO ESCOLA DE DANÇA 

Criada em 2022 pelo Governo do Estado de São Paulo, a São Paulo Escola de Dança é uma instituição comprometida em dar voz e espaço consistente para a reflexão, o aprendizado e a troca de saberes a partir da especificidade da dança interligada com todas as linguagens artísticas com foco em uma imprescindível valorização da pluralidade. Ela se estrutura em quatro eixos de atuação: Cursos Regulares, que têm como objetivo oferecer formação em caráter técnico; Cursos Livres, que tem por objetivo promover o acesso a linguagem da dança para população em geral – a partir de 13 anos; Cursos de Extensão Cultural, que visam contribuir para a criação, produção e discussão da dança; Oportunidades e Projetos Especiais, que possibilitam ações afirmativas e de permanência a estudantes de baixa renda e/ou em vulnerabilidade social.

POUSO DA ARTES

Estudantes intercambistas estiveram hospedados no Pouso das Artes, a residência artística da Funceb localizada no Centro Histórico de Salvador.Foram eles: Bianca Matta Da Costa (Rio de Janeiro), Dillyane Franca Freitas (São Paulo), Jusé Raimundo Barbosa (Salvador), Larissa Vicenzi da Silva (São Paulo), Marcelo Vitor da Conceição Silva (São Paulo), Matheus Mendonça Aquino (São Paulo), Victor Hugo dos Santos Gonçalves (São Paulo), Zilmarc Gonçalves Paulino de Sousa Filho (São Paulo).

d

Fotos: Maria Eduarda Oliveira