Funceb celebrou o dia do Circo na Sala de Cinema Walter da Silveira

28/03/2024
d

Palhaços, acrobatas, equilibristas, malabaristas e percussionistas tomaram conta da Sala de Cinema Walter da Silveira, gerida pela Dimas/Funceb, na tarde de quarta-feira (27), quando foi celebrado o Dia do Circo. Na ocasião, a coordenação de Artes Circenses da Fundação Cultural do Estado, unidade vinculada à SecultBA, lançou o documentário Saberes da Itinerância, que mostra o cotidiano de circenses que itineram pelo estado.

O documentário foi gravado durante a execução do edital Qualificação do Circo, promovido pela Funceb em 2023, que aproximou artistas formadores e artistas itinerantes para trocas de saberes em quatro municípios: Esplanada, Conde, Macaúbas e Feira de Santana. “Quando falamos em artistas de circo, estamos falando de diversas categorias, dentre elas, os circenses itinerantes e os artistas de residência fixa. O edital promoveu esse diálogo entre duas formas do fazer artístico. A gente percebeu que o Circo está vivo, e levando muita vida à localidades onde, muitas vezes, essa é a única arte que chega”, conta a coordenadora de Artes Circenses da Funceb, Laisa Ferreira.

O documentário, de 45 minutos, mostra as entrevistas realizadas com os artistas e produtores, capta imagens do cotidiano e retratos de acontecimentos com a missão de preservar a memória dos circenses itinerantes; e estará disponível no canal da Funceb no youtube.

fd

Na ocasião também houve lançamento do selo Cidade Amiga do Circo, que será conferido às prefeituras que apoiarem e facilitarem a estadia dos circos itinerantes em seus municípios.

“A ideia da criação de um selo para a cidade amiga do circo partiu de um encontro com a associação de circos itinerantes onde buscávamos caminhos de relacionamentos com os municípios. Pode não parecer, mas em muitos deles os circos itinerantes preferem não voltar para não serem maltratados. Ao invés de dar holofote aos que dizem ‘não’, valorizamos os municípios que dizem sim, que recebem o circo com apoio em taxas, terrenos liberados, alguns inclusive fornecem água e luz. Esses merecem nosso aplauso. Cidade amiga do circo. O circo traz alegria para os nossos dias. Viva o Circo!”, exclamou a diretora geral da Funceb, Piti Canella.

O secretário de Cultura Bruno Monteiro também esteve presente na ocasião e destacou a importância do selo como incentivador da produção artística nos municípios baianos. A diretora das Artes da Funceb destacou a importância de celebrar a data: “Dentro do Circo está todas as outras artes, está o poder do encantamento, tem a resistência do artista que sai de cidade em cidade tirando o seu ganha pão e apresentando a sua arte. Ter cidades que reconhecem a importância e valoriza a estadia do circo, essa cidade precisa ser acolhida porque nós queremos que ela acolha os nossos artistas”, detalhou Gabriela Sanddyego.

Dia do Circo

A artista circense de rua, Sofia Etchegaray, natural de São Paulo, esteve presente na celebração promovida pela Funceb junto ao grupo Casa da Palhaçaria, que se apresentou no evento. “A minha palhaça de se chama Bamboleta, e eu trabalho com bambolês. Eu comecei no circo trabalhando na rua, como artistas de rua, e agora que estou chegando em outras espaços. Acho fundamental para a manutenção da cultura do circo, que é tão ancestral, tão linda e tão forte, a gente manter, celebrar e seguir fazendo”, relatou.

fgfdg

Natural de Minas Gerais, Rayne Sena mostra sua arte em terras baianas há dois anos, e esteve na Sala de Cinema Walter da Silveira na celebração do dia. “O circo resiste há muito tempo, antes mesmo de serem artistas de lona, haviam os artistas itinerantes que mostravam suas destrezas, suas habilidades, e já estavam nas ruas, nas praças. Celebrar isso é uma forma da gente dar continuidade para essa arte e mostrar a importância disso para a sociedade. Quando a gente fala ‘circo’ ou ‘palhaço’, acho que isso está no imaginário de todas as pessoas, mas nem sempre o circo está num lugar valorizado, e muitas vezes está num lugar marginalizado. Celebrar o Circo traz ele para espaços de destaque, esse Selo, por exemplo, mostra o quanto o estado tem sido acolhedor pro circo.”

A celebração foi marcada ainda pelo lançamento do Itinera-Circo: Clico Formativo em Políticas Culturais para as Artes Circenses, que está com inscrições abertas até 28 de abril, e irá formar 50 artistas circenses, de forma online e presencial no municípios de Ibicoara e Uruçuca. Confira detalhes do edital aqui.

Fotos: Lucas Malkut