Panorama Coisa de Cinema chega à 19ª edição com exibições na Sala Walter da Silveira

06/03/2024
Foto: Lucas Malkut

Quase 140 filmes de diversos gêneros e estilos compõem as mostras competitivas e paralelas do XIX Panorama Internacional Coisa de Cinema, que acontece entre 14 e 20 de março. Sediado no Cine Glauber Rocha e com sessões também na Sala Walter da Silveira, o mais antigo festival cinematográfico da Bahia tem uma curadoria sintonizada com o melhor da produção mais recente do Brasil e de outros países do mundo.

Anunciados em coletiva de imprensa realizada no final de fevereiro, os 73 filmes selecionados para as Competitivas Nacional, Baiana e Internacional serão exibidos em sessões com longas e curtas capazes de dialogar por sua temática, estética e outras características (confira lista ao final). Nas mostras Nacional e Baiana, a tradição é reunir diretores e representantes dos filmes para um debate com o público.

A atriz e roteirista Bruna Linzmeyer, a cineasta e diretora de fotografia Heloisa Passos e o realizador audiovisual e pesquisador cabo-verdiano Tambla Almeida formam o júri da Competitiva Nacional. Na competição baiana, os filmes premiados serão escolhidos pelo curador Samuel Marotta, a produtora Keity Souza e a crítica Cecília Barroso.

Nove longas baianos estão em competição, dois deles na Competitiva Nacional, formada ainda por duas coproduções com países europeus e representantes do cinema produzido em Pernambuco, Ceará, São Paulo e no Distrito Federal. Na Competitiva Baiana, a soma de sete longas e 24 curtas demonstra um período produtivo no pós pandemia.

Seis longas e 12 curtas produzidos em 17 países estão na Competitiva Internacional, oferecendo ao público baiano a oportunidade de ver filmes de cinematografias pouco exibidas no Brasil, como da Costa Rica, Gana e Camarões. O júri é composto pela atriz e diretora Márcia Limma, a pesquisadora Morgana Gama e o roteirista Feliphe Alencar.

O XIX Panorama tem patrocínio do Instituto Flávia Abubakir e foi contemplado pelo edital SalCine, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.

XIX Panorama Internacional Coisa de Cinema
Quando: 14 a 20 de março
Onde: Cine Glauber Rocha (em frente à Praça Castro Alves) e Sala Walter da Silveira (Barris).
Preço: No Cine Glauber Rocha, os ingressos custam R$12 (inteira)/ R$6 (meia) e passaporte individual para 10 sessões por R$55.
Na Sala Walter da Silveira, a programação é gratuita.
Programação: panorama.coisadecinema.com.br

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO NA SALA DE CINEMA WALTER DA SILVEIRA:

kkk