Fundação Cultural realiza ações em celebração ao Mês das Artes Circenses

01/03/2024
f

Março é o Mês do Circo! E para celebrar a data, a Coordenação de Artes Circenses da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado, irá promover uma série de ações ao logo de todo o mês.

Para marcar a data, no Dia do Circo – 27 de março, haverá uma cerimônia de lançamentos do selo Cidade Amiga do Circo e do documentário “Saberes da Itinerância”, na Sala de Cinema Walter da Silveira.

Também está previsto o lançamento do podcast “Saberes da Itinerância”. Composto por quatro episódios, eles irão ao ar nos dias 5, 12, 19 e 26 de março e estarão disponíveis no Canal do Youtube da Funceb.

Pensando na formação de público, haverá ação na Escola Estadual Senhor do Bonfim, nos Barris, no dia 25 de março, e na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia no dia 25.

Podcast Saberes da Itinerância

Durante o mês de março, serão lançados, semanalmente, os quatro episódio do podcast Saberes da Itinerância. Produzido pela equipe da Coordenação de Artes Circenses da Funceb, o podcast é resultante das viagens realizadas durante o acompanhamento a execução do edital de Qualificação no Circo em 2023.

As gravações incluem conversas com artistas, produtores e gestores dos circos premiados, além dos artistas formadores premiados. O objetivo foi registrar anseios, alegrias, angústias e renovações destes artistas, dá-los a voz com objetivo de preservar a memória da itinerância circense.

Selo Cidade Amiga do Circo

No dia 27 de março, data em que se comemora o Dia do Circo, a programação será extensa na Sala de Cinema Walter da Silveira, a partir das 14h. Na ocasião acontecerá a cerimônia de lançamento do selo “Cidade Amiga do Circo”, que será conferido às prefeituras que recebem os circenses, prestando todo apoio para a produção artística no município.

O selo será entregue aos municípios de Esplanada, Conde, Jandaíra, Macaúbas e Feira de Santana, cidades que receberam ações do edital de Qualificação no Circo promovido pela Funceb em 2023. Além dos representantes municipais, estarão presentes representantes dos circos itinerantes contemplados no referido edital, bem como os artistas formadores.

No dia haverá também o lançamento do curta-metragem documental “Saberes da Itinerância”, gravado durante a execução do mesmo edital.

O documentário mostra as entrevistas realizadas com os artistas e produtores, capta imagens do cotidiano e retratos de acontecimentos com a missão de preservar a memória dos circenses itinerantes.

Confira a programação completa do Mês das Artes Circenses da Funceb:

Lançamento do Podcast Saberes da Itinerância

Quando:
05, 12, 19 e 26 de março de 2024

Onde: Youtube da Funceb

Lançamento do Selo Cidade Amiga do Circo + Lançamento do documentário “Saberes da Itinerância”

Quando: 27 de março, às 14h

Onde: Sala de Cinema Walter da Silveira (Rua General Labatut, 27, Barris)

Ações de formação de público (voltada para o público estudante)

Quando:  25 de março com a Casa da Palhaçaria
Onde: Escola Estadual Senhor do Bonfim (Barris)

Quando: 20 e 25 de março com a Coordenação de Artes Circenses
Onde: Faculdade de Comunicação da UFBA (Ondina)

CONFIRA OS PODCASTS

EP.01 - REAL ESTRELAR

O primeiro episódio da minissérie Saberes da Itinerância abre os caminhos para diálogos especiais e repletos de arte-emoção. A equipe da Coordenação de Artes Circenses é recebida pelo Circo Real Estrelar em Feira de Santana onde se encontra com a artista formadora Alice Cunha. A conversa contou com a Diretora Geral da Funceb, Piti Canela. Dentre os assuntos, temos como norte as formas de relacionar com as artes circenses.

EP.02 - DALLAS

O segundo episódio da minissérie Saberes da Itinerância aprofunda a vontade de viver pelas artes circenses. A equipe da Coordenação de Artes Circenses é recebida pelo Circo Dallas, em Esplanada, onde encontra-se com a artista formadora Maria da Penha. A conversa contou com o Jornalista Alex Goés. Dentre os assuntos estão o legado de Seu Luiz, o Palhaço Chupeta.

O terceiro episódio da minissérie Saberes da Itinerância aprofunda e abarca a resiliência de uma arte cuja força é passada entre as gerações. A equipe da Coordenação de Artes Circenses é recebida pelo Circo Shenayder, no Conde, onde se encontra com o artista formador Felipe Cerqueira. Dentre os assuntos, está a retomada das atividades no circo.

EP. 04 - IRMÃOS FERNANDES

O quarto e último episódio da minissérie Saberes da Itinerância apresenta a realidade da resistência das artes circenses em seguir viva. A equipe da Coordenação de Artes Circenses é recebida pelo Circo Irmãos Fernandes, em Macaúbas, onde se encontra com a artista formadora Wilma Macedo. Dentre os assuntos, estãoo em pauta a importância da Praça do Circo e a construção da Associação de Circos itinerantes da Bahia. Este episódio é em memória de seu Zé Milton Fernandes, falecido antes do lançamento deste produto.