Pouso das Artes da Funceb recebeu o Grupo de Samba de Roda Quixabeira para participar do Carnaval de Salvador

21/02/2024
d
Foto: Lucas Malkut

Cerca de 14 integrantes e produtores do Grupo Samba de Roda Quixabeira da Matinha, oriundo de Feira de Santana, se hospedaram no Pouso das Artes da Funceb para realizarem apresentações no Carnaval de Salvador.

O Grupo veio à capital baiana para apresentar o Samba de Roda e a Cultura Popular e Quilombola na Praça Tereza Batista, no Pelourinho, e no tradicional festejo de carnaval Mudança do Garcia.

Nesse período, que ocorreu de 11 a 12 de fevereiro, o grupo ficou hospedado no Pouso das Artes, a residência artística de Funceb que recebe pessoas de todo o Brasil e mundo para participar de atividades, promover eventos culturais ou se apresentarem na capital baiana.

“Estar no Pouso das Artes foi fundamental para viabilizar nossa participação no Carnaval de Salvador, sem isso, a gente talvez não conseguisse, pois foi uma contratação de pagamento posterior. Nos planejamos e conseguimos nos acomodar, foi excelente, há cozinha completa, foi muito importante estar num lugar assim, que fosse seguro e perto de onde a gente iria tocar. Temos pessoas idosas no grupo que têm questão de mobilidade, então estar perto do circuito foi essencial. Ter a oportunidade de contar com a Funceb, contar com a estrutura da hospedagem foi fundamental pra gente conseguir dar conta de todas as especificidades do grupo”, relatou a produtora do grupo, Lore Porto. 

“Esse grupo estar no Carnaval de Salvador, que salvaguarda o samba de roda, esse que é patrimônio imaterial. Um grupo tão importante do interior da Bahia, do Portal do Sertão, tem uma história de 35 anos, e fala sobre ancestralidade, territorialidade, povo de quilombo, cultura negra, e foi fundamental marcar presença tanto na Tereza Batista, quanto no Carnaval do Pelô, na Mudança do Garcia. Foi uma experiência bastante positiva e fundamental para nós”, enfatizou Lore.

O músico Guda Quixabeira também destacou a importância do apoio da Funceb para realização das apresentações: “Eu e o Grupo Quixabeira só temos a agradecer o apoio que foi dado pela Funceb, fomos bem recebidos, e no Pouso das Artes deu para a gente se alojar bem, descansamos, tomamos banho, tivemos todo o suporte necessário. Os shows às vezes acabam tarde, e gente que é do interior tem que voltar de madrugada. Com esse apoio pudemos descansar antes de pegar estrada”, conta Guda, músico do grupo.

Vale ressaltar que qualquer estudante, artista, professor ou produtor cultural, de qualquer parte do país, e até fora dele, pode se hospedar gratuitamente no Pouso das Artes, que fica localizado Centro Histórico de Salvador e dispõe de 14 leitos, banheiros, sala e cozinha equipados para hospedagem.

Saiba como se hospedar no Pouso das Artes AQUI!