Centenas de pessoas prestigiaram a 32ª Lavagem da Funceb

08/02/2024
n

Com tema "Funceb 50 anos", cerca de 800 pessoas desfilaram em cortejo no Centro Histórico de Salvador na quarta-feira (7), quando aconteceu a 32ª edição da Lavagem Cultural da Funceb. Baianas, passistas, Filhas de Gandhy, pierrôs e foliões, além do Rei e Rainha da Lavagem, fizeram concentração na Rua Chile e seguiram em direção à Praça Quincas Berro d'Água ao ritmo das marchinhas de carnaval da Banda Aurora.

O tradicional abre alas do Carnaval de Salvador reuniu servidores, ex-funcionários, familiares e amigos na Lavagem Cultural que é tradição na capital baiana. Ao som da Banda Aurora e dos batuques das Filhas de Gandhy, junto à animação dos pierrôs e do samba do pé das passistas, o cortejo coloriu de branco as ruas do Pelourinho.

f

"A Lavagem da Funceb é um evento dos servidores da instituição, é uma tradição já há mais de 30 anos planejada e produzida pelos servidores e para os servidores. A Funceb, a Secult e a Sufotur apoiam porque essa tradição não pode morrer. E neste ano a Lavagem está homenageando a própria Funceb, que está celebrando 50 anos, desde 1974 cuidando dos artistas desta terra e fazendo fomento para os 27 territórios de identidade da Bahia para multiplicar essa cultura. Acho muito importante estarmos aqui celebrando e abrindo o Carnaval do Centro Histórico com a Lavagem Cultural da Funceb", destacou a diretora geral da Funceb, Piti Canella.

d

Como é tradição, todos os anos a Lavagem Cultural elege o Rei e a Rainha que irão desfilar no cortejo. Neste ano, a cantora baiana Sarajane e o ator e comediante Sulivã Bispo fizeram as honras da festa.

"Eu estou muito feliz e muito honrada por ter sido convidada, gosto muito do trabalho que a Funceb faz. Tantas mulheres maravilhosas passaram por aqui como Rainha e fazer parte desse momento é maravilhoso pra mim. Esse carnaval de marchinhas remete a tanta coisa na nossa infância, é um carnaval mais tranquilo, mais família. Durante todo o ano os funcionários fazem tanto pela gente, acho importante trazer esse momento de alegria. Me sinto honrada nesse lugar", declarou Sarajane.

O ator e comediante Sulivã Bispo foi o Rei da Lavagem Cultural nesta edição: "Estou muito feliz de estar aqui comemorando os 50 anos da nossa Fundação Cultural do Estado da Bahia, que traz muita oportunidade para a nossa arte, para a nossa gente. Estamos aqui para dizer que sim, a nossa cultura existe e ela vai perdurar pra sempre, que as águas de Oxalá abençoe sempre essa nossa folia, que é uma folia do bem, é cultural", destacou o Rei.

d

Figura já conhecida na Lavagem Cultural da Funceb, a cantora Mirella Bastos foi uma das atrações da noite na praça Quincas Berro d'Água."Eu participo da Lavagem da Funceb há mais de 10 anos, é uma lavagem que marca a minha vida e é uma emoção muito grande estar aqui. Todo ano que eu sou convidada eu agradeço muito, adoro, amo de paixão estar aqui. Estou sempre colada e não consigo me separar, recebo o carinho de todas as pessoas, conheci Reis e Rainhas maravilhosos", declarou Mirella.

d

Ela contou o segredo para não faltar nenhuma música sucesso de carnaval em seu show: "vou colhendo as informações, anotando todas as mensagens e sugestões que me mandam", disse. A noite também contou com show da banda Pra Casar.

Público

Nem só de servidores é feita a Lavagem Cultural da Funceb. É o caso de Hilcinete Patriarca, que acompanha o tradicional cortejo desde o seu primórdio. "Eu tinha um vizinho que fornecia as camisas e desde as primeiras edições eu comecei a vir e não parei mais. Todos os anos eu venho, já estou com 73 anos. O que me faz vir todo ano é que a Fundação é uma alegria, tem uma boa programação, eu sou fã de Mirella, estou feliz com o show dela hoje, e vou continuar vindo até quando Deus permitir".

d

Dulce Barbosa também é frequentadora assídua da Lavagem Cultural da Funceb. "A tradição começou com a minha mãe e irmã, que vinham sempre, e eu comecei a vir também. Gosto muito porque é um cortejo tranquilo do carnaval tradicional. Venho há mais de 15 anos e sempre trago uma amiga nova, um parente que nunca veio para aproveitar a festa."

Jorge Dias também aproveitou o último dia de pré-carnaval da cidade seguindo o cortejo da Lavagem. "Acho a celebração muito simbólica, tem as baianas, as Filhas de Gandhy, as sambistas. Gosto mais desse carnaval cultural de músicas antigas, acho mais tranquilo e aproveito melhor."

n

História

A primeira Lavagem Cultural da Funceb aconteceu em 1989 quando a instituição, hoje localizada no Centro Histórico, ainda funcionava na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, no bairro dos Barris. Desde então a Lavagem prosseguiu apoiada pela comunidade, funcionários, familiares, convidados e celebridades como Ivete Sangalo, Regina Dourado, Daniela Mercury, Gilmelândia, Carlinhos Brown, Armandinho, Elba Ramalho, Preta Gil, Licia Fabio, Tatau, Levi Lima, Denny Denan, Alinne Rosa, Ana Mametto, Xandy Avião, Regina Casé, Lazzo Matumbi, dentre outros.

Fotos: Lucas Malkut e Felipe Martins