Funceb recebe capoeiristas no Pouso das Artes para o Festival Internacional de Capoeiragem

05/02/2024
g
Foto: Lucas Malkut

O Pouso das Artes da Fundação Cultural do Estado, unidade vinculada à Secult, recebeu mais um grande grupo de pessoas na última semana. Catorze capoeiristas de diversas partes do Brasil se hospedaram no local para participar da 10ª edição do Festival Internacional de Capoeiragem, que acontece desde 2008 no capital baiana.

Contramestre Sonic (Fernando Moraes), capoeirista do Grupo Senzala, do Rio de Janeiro, foi um dos hóspedes no período. “É a primeira vez que participo do Festival Capoeiragem. Hoje resido em Vitória do Espírito Santo, e depois de muito anos faço esse retorno à Salvador. Estou tendo uma experiência maravilhosa, tanto no Pelourinho, nesse grande polo de cultura e raiz africana no Brasil, como aqui no Pouso das Artes também. Os apartamentos estão tomados de muitos convidados, então tem sido uma experiência muito boa, muito confortável, com uma localização excelente. Tivemos um problema no início que logo foi resolvido, mas o principal é a localização, que é muito prática, já que o Festival é aqui no Pelourinho também”. O contramestre aproveitou para agradecer à Funceb pela experiência.

Mestre Kibão também relatou experiência positiva no Pouso das Artes “achei ótimo mesmo, local super bacana e bem localizado”.

O Festival Internacional de Capoeiragem, realizado desde 2008, tem como principal objetivo atrair pessoas de diferentes grupos de Capoeira e nacionalidades e proporcionar aos visitantes conhecimento acerca dos inúmeros aspectos da arte/luta Capoeira. Foram quatro dias (31 de janeiro a 3 de fevereiro) de oficinas de Capoeira lideradas por mestres renomados internacionalmente, oficinas de musicalidade, Samba e acrobacia, homenagens, roda de conversa, lançamento de livros, vivência (Ação Griô), Tour Capoeirístico, Batizado, troca de graduação, muita festa e entretenimento.

Vale ressaltar que qualquer estudante, artista, professor ou produtor cultural, de qualquer parte do país, e até fora dele, pode se hospedar gratuitamente no Pouso das Artes, que fica localizado Centro Histórico de Salvador e dispõe de 14 leitos, banheiros, sala e cozinha equipados para hospedagem.

Saiba como se hospedar no Pouso das Artes AQUI!