#Retrospectiva: Funceb chegou a mais de 100 municípios em 2023

29/12/2023
f
Foto: Lucas Malkut

A palavra que marcou o ano de 2023 da Fundação Cultural do Estado da Bahia – unidade vinculada à Secult – foi a territorialização. Através de editais, ações formativas, diálogos, ações relacionadas à memória das artes, e demais mecanismos de apoio e articulação, a instituição chegou a mais de 100 municípios baianos neste ano.

Prestes a completar o marco de 50 anos (em 2024), a instituição segue criando e implementando diálogo permanente com a sociedade através de políticas, programas e projetos que promovem a formação, criação, produção, pesquisa e memória das Artes Visuais, Audiovisual, Literatura, Teatro, Música, Dança e Circo da Bahia.

c
Qualificação no Circo (Foto: Lucas Malkut)

Instância responsável pelas políticas para as Artes, a Funceb encabeçou projetos em sete linguagens artísticas chegando a baianos e baianas de forma diversa. Com o edital de Qualificação no Circo, a Funceb chegou aos municípios de Esplanada, Macaúbas, Conde, Jandaíra, Feira de Santana com intercâmbio entre circenses e circos de lona, onde aconteceram sete espetáculos de Circo gratuitos, que reuniram 3.250 pessoas.

f
VI Seminário de Criação em Dança

A sexta edição do Seminário de Criação em Dança passou por Maracás, Pedro Alexandre, Campo Formoso e Santa Inês com Workshop de Dança e Mostras Artísticas, alcançando 150 pessoas nas ações formativas e um público de 600 pessoas nas apresentações. No campo da Literatura, o Escritas em Trânsito passou por Juazeiro e Lençóis, além das duas oficinas realizadas em Salvador, reunindo 453 pessoas nas oficinas que foram ministradas por Itamar Vieira Junior, Amara Moira e Elisa Lucinda.

d
Escritas em Trânsito (Foto: Lucas Malkut)

No Teatro, dois projetos foram executados: Gira Cena e Mestras e Mestres da Cena – Homenagem a Nilda Spencer. No projeto Gira Cena, oficinas de Iluminação e Maquiagem Cênica e de Elementos Plásticos da Cena foram realizados nas cidades de Barreiras e Bonito; já o Mestras e Mestres da Cena homenageou a atriz baiana com ações relacionadas à memória em Salvador e Jequié.

f
Projeto Gira Cena (Foto: Lucas Malkut)

Em 2023 foi realizada a 9ª edição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger. Foram mais de 570 inscrições nas categorias Ancestralidade e Representação, Questões Históricas e Livre Temática e Técnica, oriundas de 23 estados e o Distrito Federal. Os três ensaios premiados, e mais os 12 selecionados estão compondo a exposição coletiva que segue aberta de terça a domingo no Museu de Arte da Bahia, em Salvador. Além disso, o Catálogo virtual já está disponível AQUI.

d
Abertura a 9ª edição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger (Foto: Lucas Malkut)

Na Música, três ações foram destaques na Funceb: O Desfile Filarmônicas – Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, que aconteceu no tradicional Dois de Julho, em Salvador, com 10 bandas filarmônicas e mais de 400 músicos selecionados pela Funceb; o Panorama de Criação em Música – PAMBA ANO II, que teve 20 bandas contempladas e um público de mais de 2 mil pessoas; e o Festival Dois de Julho – Filarmônicas da Bahia, que teve 12 bandas filarmônicas contempladas; estes dois últimos realizados conjuntamente com a Secretaria de Cultura e o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) com shows gratuitos em praças do Centro Histórico de Salvador.

fd
PAMBA - ANO II

Endossando as ações em celebração ao Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, em 2023 a Fundação Cultural lançou o edital Diálogos Artísticos, que contemplou 116 propostas da capital e interior do estado nas categorias Iniciativas Artísticas I e II (circo, dança, música e teatro), Circulações Literárias Decoloniais e Bandeira Independente.

A 6ª edição do Novembro das Artes Negras se atualizou e foi realizado edital para selecionar propostas artísticas da capital e interior para se apresentarem na sede da Funceb, em Salvador. Mais de 600 pessoas foram alcançadas nas apresentações, que incluíram também apresentações de dança promovidas pela Escola de Dança da Funceb. Integrando a programação do NAN, a Sala de Cinema Walter da Silveira realizou exibições da Sessão Cinemateca da Bahia em Homenagem ao cineasta Antônio Olavo, com três dias de exibições gratuitas. 

d
6ª edição do Novembro das Artes Negras (Foto: Lucas Malkut)

E falando em Sala de Cinema Walter da Silveira, gerida pela Diretoria de Audiovisual da Funceb, o espaço, único em funcionamento público e gratuito no estado, recebeu mais de 10 mil espectadores em sessões de filmes diversas durante o ano de 2023, além de lançamento de livros, festivais e eventos.

d
Sala de Cinema Walter da Silveira (Foto: Lucas Malkut)

Neste ano, o Pouso das Artes, residência artística da Funceb, recebeu 128 hóspedes vindos de 27 cidades baianas e 7 estados o Brasil. Além de receber artistas, estudantes, pesquisadores e pessoas diversas para realizarem formações, oficinas, apresentações, participação em congressos e eventos relacionados às artes. Em 2023 o espaço também recebeu participantes dos projetos Escritas em Trânsito e abertura da exposição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger.

f
Escola de Dança da Funceb

Na Escola de Dança da Funceb, os Cursos de Férias e os Cursos Intensivos aconteceram no início do ano para 800 pessoas em quase 30 modalidades. Os Cursos Livres aconteceram durante todo o ano para 1.600 estudantes em 36 modalidades de dança; além do Curso Preparatório, que atende crianças e jovens de 5 a 17 anos. O Artevidade, que acontece para familiares dos estudantes do Curso Preparatório também teve destaque em 2023, reunindo 506 pessoas nas atividades formativas.


O Núcleo de Núcleo de Estudos em Dança Afro Brasileira – AGÔ reuniu 228 estudantes em seis encontros ocorridos na Escola de Dança da Funceb em 2023. Já os Núcleos de Extensão Nordeste de Amaralina e Engenho Velho de Brotas reuniram 218 estudantes nos cursos de dança; e no Núcleo de Lauro de Freitas houve Curso de Elaboração de Projetos Culturais para 40 participantes.

s
Domingo no TCA

No Teatro Castro Alves as ações não pararam mesmo com o incêndio que atingiu o local em 25 de janeiro de 2023. Agora, a Sala Principal do TCA passará por reforma com entrega prevista para o primeiro semestre de 2026. Em 2023 foi comemorado os 35 anos do Centro Técnico do TCA, setor dedicado à pesquisa, formação, qualificação, criação, produção, sistematização e difusão de informações sobre engenharia do espetáculo. Houve uma série de 12 oficinas formativas e gratuitas pautando variadas técnicas com profissionais de referência em suas áreas.

Ainda no TCA, houve estreia de novo espetáculo intantojuvenil do Balé do Teatro Castro Alves, o “Você Sabia?”; a continuidade do Domingo no TCA na Concha Acústica, e a terceira edição do Concha Negra, que apresentará no início de 2024 espetáculos que representam a riqueza da produção musical afro-baiana no grande palco da Concha Acústica do Teatro Castro Alves.