#CARNAVALDACULTURA Com Largo lotado, Baiana System arrepiou o público com um show que encerrou o Carnaval Amô Pelo Pelô 2024

14/02/2024

baiana baiana
foto: Jasf Andrade | SecultBa

Com um show eletrizante do início ao fim, o fenômeno da música baiana, a banda Baiana System, levou uma multidão para o Largo do Pelourinho, nesta terça-feira (13). A sintonia entre a banda e público não deixou ninguém ficar parado no show repleto de grandes sucessos em seus 10 anos de carreira, como ‘ Forasteiro’, ‘Água’, ‘Capim Guiné’ e ‘Batuquerê’, mais novo sucesso da banda lançado recentemente.

Russo Passapusso, vocalista da banda, demonstrou alegria por estar cantando no seu território. “A gente é muito abençoado por ter Deus e a música guiando as nossas palavras. Nós somos guiados pelo povo e eu estou com meu coração renovado por estar no Pelourinho em mais um carnaval”, enalteceu o vocalista da banda.

Com Largo lotada, no dia em que, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), mais de 200 mil pessoas passaram pelo portal de acesso ao Pelourinho, a Baiana System trouxe o show ‘Sambaqui convida Vandal de Verdade’. O rapper, com presença marcante nos shows da banda é dono de uma das vozes mais potente dos ritmos grime e do grill no Brasil. “Agradeço ao Russo pelo convite. Somos uma parceria musical de alma e que virou uma amizade surreal. Estamos aqui para mostrar na música a nossa essência, a nossa verdade”, declarou Vandal.

baiana baiana
foto: Jasf Andrade | SecultBa

Quem acompanhou a apresentação do Baiana de perto foi Atanael Barros, poeta e escritor de literatura preta que veio até o Pelourinho para curtir a banda. “Baiana System faz parte de quem eu sou. É falar sobre pretitude, aquilombamento e ancestralidade no Pelourinho. Isso é muito significativo para mim”, diz.

A sonoridade feita à base da guitarra baiana e o sound system eletrizaram a fã Andrezza Maria, soteropolitana, 17 anos, que curtiu o show até o final, cantando ao pé da letra todas as canções da banda. “É lindo ver a energia e como a banda engrandece a cor preta. Eu vou sentir saudade desse calor e dessa emoção que eu vivi hoje no show da Baiana System”, ressaltou.

Carnaval Amô Pelo Pelô 2024 - Todo dia é tempo de demonstrar o #AmôPeloPelô. Mas no Carnaval esse movimento se intensifica e o Governo da Bahia investe para fazer das ruas, ladeiras, vielas e largos verdadeiros palcos de expressão da nossa cultura. No Pelourinho, a folia é animada, diversa e democrática que abraça o carnaval de rua, microtrios e nanotrios, além de promover, nos palcos, grandes encontros musicais e variados ritmos numa ampla programação. Tem Afro, Reggae, Arrocha, Axé, Antigos Carnavais, Samba, RAP, Pagode/Pagotrap, pop e Guitarra Baiana, além de Orquestras e Bailes Infantis.

Carnaval da Cultura – Comemorar, enaltecer e fortalecer os Blocos Afro em seus 50 anos de existência, contados a partir do nascimento do Ilê Aiyê, o pioneiro, é garantir que a festa também seja um lugar para que negras e negros baianos contem as suas narrativas e façam parte da história do mundo. Por isso, o tema do Carnaval da Bahia em 2024 são os 50 anos de Blocos Afro - Nossa Energia é Ancestral. Em cada circuito, em cada sorriso, em cada bloco desfilando as belezas do povo preto, em cada brilho pelas ladeiras do Pelô. É o carnaval dos blocos afro, de samba, de reggae e dos afoxés, apoiados por meio do Edital Ouro Negro para desfilar nos três principais circuitos da folia: Batatinha, Dodô e Osmar. É a folia animada, diversa e democrática do Carnaval e é também a preservação do patrimônio cultural, com o apoio ao carnaval tradicional dos mascarados de Maragojipe. O Carnaval da Cultura é promovido pelo Governo do Estado, "50 anos dos Blocos Afro - Carnaval da Bahia 2024 - Nossa Energia é Ancestral".