#CARNAVALDACULTULRA Com samba, percussão e axé, foliões curtem tarde do ultimo dia de Carnaval do Pelô

14/02/2024

LARGOS LARGOS

Não só de forró vive a banda Os Vizin e, para a estreia no Carnaval de Salvador, o grupo caiu no samba, abrindo a programação do Largo Tereza Batista, na tarde desta terça-feira (13).  “Resolvemos abrir o leque de possibilidades dentro da valorização da música brasileira, com um repertório todo de samba, com referências da musica regional de todo o Brasil”, contou o vocalista da banda Os Vizin, Rodrigo Marques.

No Largo Pedro Archanjo, o som do timbau da banda Me Siga fez o coração da sergipana Gislaine Lima, 26 anos, bater mais forte. “Muito bom poder aproveitar essa cultura que é diversificada”, declarou Gislaine, enquanto dançava ao som do show do grupo Me Siga. A banda fez um potente tributo à Timbalada, um dos importantes fenômenos da década de 1990 para a valorização da cultura afro-brasileira. Me siga também é oriunda do bairro do Candeal, em Salvador, onde foi criada a Timbalada, pelo multiartista Carlinhos Brown.

“Nada mais justo que prestar essa homenagem ao grande mestre Carlinhos Brown, juntamente com Cícero Menezes, reverberando canções da Timbalada que marcaram uma época”, declarou o vocalista da Me Siga, Cristiano Ribeiro.

LARGOS LARGOS

Se o Carnaval do Pelô é uma folia de sucessos, a Banda Gang do Samba deu o tom no Largo Quincas Berro D’água, com canções que marcaram a adolescência da geógrafa Ranieri Ribeiro, 40 anos. “Hoje eu estou voltando no tempo. Gang do Samba, É o Tchan, dentre outras, tocam em um ponto muito importante da minha vida, tempo de descobertas, alegrias. É um momento muito importante para mim”, disse, emocionada Ranieri Ribeiro.

“A gente fica emocionado, pois cada show é uma surpresa. A intenção da gente, simplesmente, é divulgar e propagar a cultura popular com alegria”, disse Nego do Surdo da Gang do Samba.

A emoção também tomou conta do cantor Rafa Pondé, ao lembrar o início da carreira, no Centro Histórico. “Eu comecei a minha carreira artística aqui, no Pelourinho, em 1996 com a banda Diamba. É uma felicidade está aqui. Depois de todos esses anos, eu estou aqui de novo”, recordou Rafa, que levou world music, reggae e MPB para o Largo Quincas Berro D’água neste último dia do Carnaval do Pelô 2024.

Carnaval Amô Pelo Pelô 2024 - Todo dia é tempo de demonstrar o #AmôPeloPelô. Mas no Carnaval esse movimento se intensifica e o Governo da Bahia investe para fazer das ruas, ladeiras, vielas e largos verdadeiros palcos de expressão da nossa cultura. No Pelourinho, a folia é  animada, diversa e democrática que abraça o carnaval de rua, microtrios e nanotrios, além de promover, nos palcos, grandes encontros musicais e variados ritmos numa ampla programação. Tem Afro, Reggae, Arrocha, Axé, Antigos Carnavais, Samba, RAP, Pagode/Pagotrap, pop e Guitarra Baiana, além de Orquestras e Bailes Infantis.

Carnaval da Cultura – Comemorar, enaltecer e fortalecer os Blocos Afro em seus 50 anos de existência, contados a partir do nascimento do Ilê Aiyê, o pioneiro, é garantir que a festa também seja um lugar para que negras e negros baianos contem as suas narrativas e façam parte da história do mundo. Por isso, o tema do Carnaval da Bahia em 2024 são os 50 anos de Blocos Afro - Nossa Energia é Ancestral. Em cada circuito, em cada sorriso, em cada bloco desfilando as belezas do povo preto, em cada brilho pelas ladeiras do Pelô. É o carnaval dos blocos afro, de samba, de reggae e dos afoxés, apoiados por meio do Edital Ouro Negro para desfilar nos três principais circuitos da folia: Batatinha, Dodô e Osmar. É a folia animada, diversa e democrática do Carnaval e é também a preservação do patrimônio cultural, com o apoio ao carnaval tradicional dos mascarados de Maragojipe. O Carnaval da Cultura é promovido pelo Governo do Estado, "50 anos dos Blocos Afro - Carnaval da Bahia 2024 - Nossa Energia é Ancestral".