#CARNAVALDACULTURA Orquestra juvenil e axé music embalam shows largos Pedro Archanjo e Quincas Berro D'Água na terça de Carnaval

14/02/2024

juvenil1  juvenil2

No último dia de Carnaval do Pelô, os largos começaram cedo com shows que fizeram a alegria dos foliões que querem aproveitar cada minuto desta terça-feira, 13.

No Largo Pedro Archanjo, a atmosfera foi animada pela presença da Orquestra Juvenil Itinerante do município de Catu-Bahia. Composta por cerca de 30 jovens, cujas idades variam entre 13 e 25 anos.

Edinaldo Paiva, maestro da orquestra, com mais de 30 anos de carreira,explica que o projeto social faz parte da Escola de Ensino de Música Cidadã (EMUC). “Há seis anos conseguimos construir essa orquestra itinerante”, pontuou o músico, que é licenciado pela Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

A Orquestra está em seu segundo ano no Carnavaldo Pelô. Os espectadores que participaram da programação desfrutaram de um repertório diversificado. O maestro destacou a abrangência musical do grupo de jovens, que incorpora não apenas o trio elétrico, mas também elementos modernos, africanos e diversas vertentes culturais para animar o público. “Somos muito ecléticos, em respeito a nossa ancestralidade. Trazer esses adolescentes para um contexto de show é muito gratificante. Hoje trago um repertório inovador para alegrar o povo com um pouquinho de frevo, música africana, samba reggae e o samba do recôncavo”, finalizou Edinaldo Paiva.

Juciara da Silva, 48 anos, professora infantil, moradora do bairro da Mata Escura, estava curtindo o show da orquestra. “A apresentação está ótima. As músicas são muito boas”, disse a avó de Téo de Jesus, 1 anos, que dava os primeiros passos ao som do grupo.

Quemtambémprestigiavao show da Orquestra Itinerante era o ator e diretor teatralCícero Neves, 40 anos, de Porto Alegre. “Estou gostando muito da apresentação. Gosto muito desse espaço e do apego das pessoas à música. Então eu vim para o largo para ver essa variedade echegar aqui e ter uma orquestra cantando é muito bom”, destacou.

No largo Quincas Berro D´Água,a cantora Samantha Tosto apresentou sucessos da azé music em um show eletrizante. Com elementos percussivos da música baiana euma variedade de canções, Tostocolocou todos para dançar.Entre as músicas“Pra Frente”, “Macetando” e “Dançando”,do repertórioda musa Ivete Sangalo.

“Estou tocando pela segunda vez no carnaval do Pelourinho. Estou muito honrada, feliz em poder participar desta festa. A gente trazer alegria e energia para nossa galera é muito bom. É isso que vir fazer”, ressaltou.

Ao final do show, a cantora fez um balanço do que foi a festa: “A apresentação foi como a gente imaginava, com certeza. Porque quando fazemos música com amor e emanamos todas as nossas energias para o público, tudo flui, dá certo. O show foi lindo, eletrizante, energizante, e as pessoas corresponderam, destacou

Dionisia Soares, 41 anos, autônoma, soteropolitanodo bairro do Barbalho estava acompanhada da filha Fernanda Soares, 14 anos e do filho Lucas Soares, 7 anos. “Estou achando apresentação ótima. Eu e meu filho estamos nos divertindo muito”.

Outra foliã que curtiu o show de Samantha Tosto foi Viviane Santos, 39 anos, vigilante, do bairro Cajazeira. “A apresentação foi muito boa. Além de cantar bem ela tem um repertório interessante”, finalizou.