#CARNAVALDACULTURA Das redes para o Pelô: Cantor Uel estreia na folia que abraça tradicionais e novos talentos

13/02/2024

UEL

Foto: Ramon Lebre

O jovem Uelbert Santos, mais conhecido nas redes sociais comoUel, não imaginava que os vídeosespontâneosproduzidos para ainternet, de forma despretensiosa, levariam o músico a ser uma das atrações do Carnaval do Pelô, desta terça-feira, 13.

“É muito novo isso tudo. Como artista, que vem da internet, que começou com 5 mil seguidores e agora tá com 267mil no Instagram, agora tenho uma banda e estou fazendo meu primeiro carnaval. Eu que achei que eu nem iria tocar no carnaval, está sendo uma experiência muito boa, ainda mais tocar no Pelourinho. Comecei fazendo teatro aqui do lado no projeto Cria, estou me sentindo em casa”, revela o Uel, que foi aluno do Centro de Referência Integral de Adolescentes (Cria), localizado no Pelourinho.

Uel viralizou nas redes sociais com a música “Só depois”, do grupo Revelação.O “sambinha romântico, carioca com a pegada baiana”, como definiu Uel, caiu no gosto do público que compareceu ao Largo Pedro Archanjo. Entre os foliões que acompanhavam o show de Uel, estava o secretário de cultura da Bahia, Bruno Monteiro.

“O Carnaval no Pelourinho, cada vez mais, se firma como esse espaço democrático da nossa arte, de diferentes expressões. É um lugar que conseguimos unir grandes e consagrados artistas da cultura baiana e brasileira com nomes que estão surgindo nas redes, nas comunidades, nas escolas, e que nos dão um entusiasmo grande nesse nosso trabalho de valorização das novas gerações musicais e das artes”, declarou.

O secretário acrescentou que a presença de artistas como Uel na programação demonstra a atuação do governo do estado da Bahia para valorização tanto do mais tradicional, quanto do incentivo à novidade.

“Uel é um desses casos, um jovem muito talentoso, cantor de pagode, morador da Ribeira, aqui em Salvador, que começou fazendo a sua arte pelo Instagram e foi ganhando publico.  Hoje eu vi um show muito bonito, bem preparado e produzido.  Uel falando da importância do Pelourinho pra vida dele nos emociona e motiva cada vez mais trabalharmos para incentivar esses talentos, para que sigam evoluindo, desenvolvendo a sua arte, tendo sempre espaço para sua realização artística”, finaliza Bruno Monteiro.