#CARNAVALDACULTURA Carnaval do Pelô te encontro das guitarras de Igor Gnomo, Chibatinha e Jotaerre em tributo a Pepeu Gomes e Moraes Moreira

13/02/2024

3artistas

Quem abriu os trabalhos no Largo Tereza Batista neste último dia de carnaval (13) foi o projeto 03 Artistas, que reuniu os músicos Igor Gnomo, Chibatinha e Jotaerre, em uma apresentação inédita. O encontro dos músicos trouxe uma proposta diferente para o público do Carnaval Amô Pelo Pelô, isso porque o show foi apenas instrumental, destacando a importância da guitarra baiana.

Natural do município de Paulo Afonso, Igor Gnomo ganhou, em 2023, os prêmios Melhor Artista Instrumental e Autor Instrumental do Prêmio Profissionais da Música. “A ideia principal é colocar em primeiro plano a obra da guitarra que é feita na Bahia. Eu especialmente venho trazendo a música instrumental que é feita no interior da Bahia, quando a gente fez algumas releituras de Pepeu Gomes e Moraes Moreira. No show, a gente passou ainda pelas autorais, aí eu vou mais para o lance do jazz, rock e nordeste, já Chibatinha e Jotaerre indo para o pagodão”, explica.

Após uma passagem de dez anos pela banda Psirico, Jotaerre trouxe toda a sua bagagem do pagodão baiano para o palco. “Nesse show, priorizamos o instrumental e músicas que são mais propícias para a guitarra mesmo, sem a voz. Trazendo um repertório o mais baiano possível, com todas as referências. É um projeto inédito de três guitarristas, um representa uma guitarra mais fusion, com elementos do rock e regional, eu já venho com o pagodão, vem Chibatinha também com o som que dialoga com a geração dele, então é um mix de gerações interessante”, define.

Guitarrista do grupo baiano ÀTTØØXXÁ, Chibatinha é um músico que vem se destacando cada vez mais na música brasileira. Já realizou parceria com nomes importantes como Mc Tha e Rico Dalasam. Durante a apresentação, os artistas realizaram ainda uma homenagem ao cantor e guitarrista, Pepeu Gomes. “Para mim é uma honra estar com Gnomo e Jotaerre, são dois irmãos e mestres, que sempre me acolheram muito bem. A gente sempre troca muita informação e estar com eles no palco, no carnaval de Salvador, significa uma representatividade muito massa. Poder homenagear Pepeu Gomes que é o nosso grande rockstar da Bahia. Eu estou muito feliz com esse encontro”, diz.

Quem curtiu o som do projeto 03 artistas foi a professora, Lilian Souza, 59 anos. “A apresentação está muito bacana e o interessante é que é só instrumental, porque a gente valoriza muito as bandas que trazem a voz, nem sempre a gente tem a oportunidade de apreciar o instrumental. Nesse show eles estão destacando muito a guitarra e a percussão que traz a raiz da terra, eu achei uma combinação bacana”, diz.

Carnaval Amô Pelo Pelô 2024 - Todo dia é tempo de demonstrar o #AmôPeloPelô. Mas no Carnaval esse movimento se intensifica e o Governo da Bahia investe para fazer das ruas, ladeiras, vielas e largos verdadeiros palcos de expressão da nossa cultura. No Pelourinho, a folia é animada, diversa e democrática que abraça o carnaval de rua, microtrios e nanotrios, além de promover, nos palcos, grandes encontros musicais e variados ritmos numa ampla programação. Tem Afro, Reggae, Arrocha, Axé, Antigos Carnavais, Samba, RAP, Pagode/Pagotrap, pop e Guitarra Baiana, além de Orquestras e Bailes Infantis.

Carnaval da Cultura – Comemorar, enaltecer e fortalecer os Blocos Afro em seus 50 anos de existência, contados a partir do nascimento do Ilê Aiyê, o pioneiro, é garantir que a festa também seja um lugar para que negras e negros baianos contém as suas narrativas e façam parte da história do mundo. Por isso, o tema do Carnaval da Bahia em 2024 são os 50 anos de Blocos Afro - Nossa Energia é Ancestral. Em cada circuito, em cada sorriso, em cada bloco desfilando as belezas do povo preto, em cada brilho pelas ladeiras do Pelô. É o carnaval dos blocos afro, de samba, de reggae e dos afoxés, apoiados por meio do Edital Ouro Negro para desfilar nos três principais circuitos da folia: Batatinha, Dodô e Osmar. É a folia animada, diversa e democrática do Carnaval e é também a preservação do patrimônio cultural, com o apoio ao carnaval tradicional dos mascarados de Maragojipe. O Carnaval da Cultura é promovido pelo Governo do Estado, "50 anos dos Blocos Afro - Carnaval da Bahia 2024 - Nossa Energia é Ancestral".