#CARNAVALDACULTURA Faustão dá uma identidade pop rock a clássicos do carnaval

13/02/2024

Faustão

Foto: Fhelipe dos Anjos

Músico com longa trajetória na cena pop rock soteropolitana, Faustão apresentou no Carnaval do Pelourinho, seu projeto com mais de 20 anos de estrada, que revisita clássicos imprimindo uma roupagem nova. O show fechou as apresentações da segunda-feira (12) de carnaval no largo Pedro Archanjo.

Segundo o músico, a apresentação foi pensada justamente para a folia: “nós ensaiamos um repertório com grandes nomes como Gerônimo, Luiz Caldas, Armandinho, Dodô e Osmar e outros, centrado nos sucessos dos anos 1980 que agitam o público até hoje”, antecipou Faustão. “Além disso, terá músicas que o público ama, como ‘Merengue do flerte, do Carlos Neto”, completou Faustão.

A promessa foi cumprida à risca, e a plateia pôde dançar e cantar ao som de “Lambada da delícia (Já é carnaval, cidade)”, “Haja amor”e outros hits. Sobre o repertório mais pop rock, Faustão crê que ele também teria uma boa aceitação por parte do público, devido à característica do Pelourinho: “também daria certo, porque quem vem para o Pelourinho vem com a mente aberta para curtir, mas hoje, especialmente, minha intenção foi homenagear os grandes nomes do carnaval”, disse.

Embora o repertório tenha sido exclusivamente carnavalesco, a assinatura musical pop rock da banda se fez presente, trazendo um ingrediente a mais no caldeirão de fusões da música baiana. Nada mais adequado em uma festa, e especialmente, em um circuito como o Pelourinho, que exalta justamente a diversidade de gêneros musicais e artistas.

O professor gaúcho Juliano rodrigues, 37 anos, está pela primeira vez no carnaval de Salvador, e vem aproveitando todos os dias da festa. Após conhecer o circuito do Centro Histórico, ele passou a frequentar as praças e ruas do Pelourinho todos os dias: “ajuda muito que eu estou em uma pousada aqui perto com a minha esposa, então dá para unir o útil ao agradável: o conforto de estar próximo à minha estadia com as atrações de qualidade em todos os espaços”, disse Juliano.

Representando parte do público eclético presente no Pelourinho, Juliano se disse surpreendido com o show da banda Trilho Elétrico, que aconteceu no dia anterior na praça Tereza Batista, e que trouxe vários ritmos diferentes em uma mesma apresentação. Além disso, ele se declarou surpreso ao conhecer um grande nome da música baiana: “Gerônimo! Eu já conhecia de nome, mas ainda não tinha assistido a um show dele. Ele foi resgatando algumas músicas que eu não sabia serem dele, então foi bem emocionante”, comentou o professor.

Pra alegria dele e do público, a primeira música do show de Faustão foi justamente “É d’Oxum”, clássico atemporal de Gerônimo. Sobre a conexão entre os artistas e o público, Faustão crê que essa interação é favorecida pela praça Pedro Arcanjo: “aqui é um lugar ventilado, com uma área aberta, um som muito bom, e com palco próximo à plateia, então é sempre muito especial tocar nessa praça. Abri uma noite do carnaval aqui no ano passado e este ano tenho a felicidade de fechar a programação de hoje”, comemorou o músico.

Carnaval Amô Pelo Pelô 2024 - Todo dia é tempo de demonstrar o #AmôPeloPelô. Mas no Carnaval esse movimento se intensifica e o Governo da Bahia investe para fazer das ruas, ladeiras, vielas e largos verdadeiros palcos de expressão da nossa cultura. No Pelourinho, a folia é animada, diversa e democrática que abraça o carnaval de rua, microtrios e nanotrios, além de promover, nos palcos, grandes encontros musicais e variados ritmos numa ampla programação. Tem Afro, Reggae, Arrocha, Axé, Antigos Carnavais, Samba, RAP, Pagode/Pagotrap, pop e Guitarra Baiana, além de Orquestras e Bailes Infantis.

Carnaval da Cultura – Comemorar, enaltecer e fortalecer os Blocos Afro em seus 50 anos de existência, contados a partir do nascimento do Ilê Aiyê, o pioneiro, é garantir que a festa também seja um lugar para que negras e negros baianos contem as suas narrativas e façam parte da história do mundo. Por isso, o tema do Carnaval da Bahia em 2024 são os 50 anos de Blocos Afro - Nossa Energia é Ancestral. Em cada circuito, em cada sorriso, em cada bloco desfilando as belezas do povo preto, em cada brilho pelas ladeiras do Pelô. É o carnaval dos blocos afro, de samba, de reggae e dos afoxés, apoiados por meio do Edital Ouro Negro para desfilar nos três principais circuitos da folia: Batatinha, Dodô e Osmar. É a folia animada, diversa e democrática do Carnaval e é também a preservação do patrimônio cultural, com o apoio ao carnaval tradicional dos mascarados de Maragojipe. O Carnaval da Cultura é promovido pelo Governo do Estado, "50 anos dos Blocos Afro - Carnaval da Bahia 2024 - Nossa Energia é Ancestral".