#CARNAVALDACULTURA Palco do reggae reúne diferentes tribos com programação que exalta o gênero jamaicano

13/02/2024

reggae  regaae

Fotos: Jasf Andrade

Durante os dias de carnaval, o palco do reggae no Carnaval do Pelourinho tem reunido um público diverso, em Salvador. E, nesta segunda-feira (12) não foi diferente. Moradores da capital baiana, turistas e pessoas de diferentes idades foram prestigiar as atrações que se apresentam no palco.

Passaram pelo palco do reggae, os artistas Dj Ras Seles, Libu do Reggae, André Marques, Seguidores Roots, Luís Cardoso e Celebration e Jô Kallado.

Passeando pelo Pelourinho, a turista do México, Giovana Segura, de 34 anos, curtiu o Largo Jubiabá para assistir ao show que estava acontecendo. No palco, se apresentava a banda Celebration. "A minha relação com o reggae surgiu quando eu escutava algumas bandas do gênero quando eu era jovem. É uma música de rebeldia, com uma história cultural de resistência e luta", disse o visitante, deslumbrado.

Largo Jubiabá foi decorado para representar a estética e a filosofia do reggae. Cada cor do espaço tem um significado específico, como explica o produtor cultural, Makito Santos, de 29 anos. Segundo Makito, que é morador do Pelourinho, o vermelho representa o sangue; o verde a natureza; o amarelo o ouro e o preto a comunidade negra.

O artista Danilo Pureza, de 39 anos, já frequenta o palco do reggae, desde a edição anterior. Ele explica o significado do gênero musical em sua vida. O reggae é uma ideologia, uma construção de vida, é uma música de consciência, que traz a conexão e a afirmação do povo negro e rastafári. “É um gênero que é muito importante na minha vida, trazendo esse conhecimento antirracista e jamaicano”, explica o artista.

Carnaval Amô Pelo Pelô 2024 - Todo dia é tempo de demonstrar o #AmôPeloPelô. Mas no Carnaval esse movimento se intensifica e o Governo da Bahia investe para fazer das ruas, ladeiras, vielas e largos verdadeiros palcos de expressão da nossa cultura. No Pelourinho, a folia é  animada, diversa e democrática que abraça o carnaval de rua, microtrios e nanotrios, além de promover, nos palcos, grandes encontros musicais e variados ritmos numa ampla programação. Tem Afro, Reggae, Arrocha, Axé, Antigos Carnavais, Samba, RAP, Pagode/Pagotrap, pop e Guitarra Baiana, além de Orquestras e Bailes Infantis.