#CARNAVALDACULTURA Loos Candelas relembra grandes carnavais ao se apresentar no Carnaval do Pelourinho

13/02/2024

 loo2    Loo1

Foto: Roberto Viana

Diferentes ritmos e estilos agitaram a programação do Carnaval do Pelourinho nesta segunda, 12, penúltimo dia de festa. No Largo Pedro Archanjo, a noite teve a energia pulsante da banda Loss Candelas, oferecendo um verdadeiro espetáculo de musicalidade e axé. 

Com toda agitação, a banda garantiu que ninguém ficasse parado ao apresentar um show especial que misturou um repertório recheado de estilo e diversidade, incluindo músicas que foram sucesso de antigos carnavais, como ‘Papa Papet’, ‘Toneladas de Desejos’, sucessos da Timbalada e ‘Dandalunda’.

A banda Loss Candelas nasceu em 2006, no bairro do Candeal, com a união dos músicos baianos Sandro Marques e Ramaiana Montenegro, reunidos formaram uma banda com onze músicos que passaram por bandas de peso, como: Timbalada, Carlinhos Brown, Motumbá, Olodum, Filhos de Jorge, entre outros.

“É uma satisfação estar pela quarta vez neste lugar diverso e que já tem a tradição de trazer para os palcos grandes nomes do cenário musical baiano e, nós da banda, estamos muito felizes por fazer parte disso”, enfatizou o líder da banda, Sandro Marques.

A enfermeira Mirela Santos, 40 anos, veio de Camaçari para curtir o carnaval no Pelourinho. Mirela declara a satisfação de curtir o momento. “Estou feliz de estar na melhor festa do mundo, e o axé é a marca desse carnaval”, declarou a profissional de saúde.


Carnaval Amô Pelo Pelô 2024 - Todo dia é tempo de demonstrar o #AmôPeloPelô. Mas no Carnaval esse movimento se intensifica e o Governo da Bahia investe para fazer das ruas, ladeiras, vielas e largos verdadeiros palcos de expressão da nossa cultura. No Pelourinho, a folia é  animada, diversa e democrática que abraça o carnaval de rua, microtrios e nanotrios, além de promover, nos palcos, grandes encontros musicais e variados ritmos numa ampla programação. Tem Afro, Reggae, Arrocha, Axé, Antigos Carnavais, Samba, RAP, Pagode/Pagotrap, pop e Guitarra Baiana, além de Orquestras e Bailes Infantis.

Carnaval da Cultura – Comemorar, enaltecer e fortalecer os Blocos Afro em seus 50 anos de existência, contados a partir do nascimento do Ilê Aiyê, o pioneiro, é garantir que a festa também seja um lugar para que negras e negros baianos contem as suas narrativas e façam parte da história do mundo. Por isso, o tema do Carnaval da Bahia em 2024 são os 50 anos de Blocos Afro - Nossa Energia é Ancestral. Em cada circuito, em cada sorriso, em cada bloco desfilando as belezas do povo preto, em cada brilho pelas ladeiras do Pelô. É o carnaval dos blocos afro, de samba, de reggae e dos afoxés, apoiados por meio do Edital Ouro Negro para desfilar nos três principais circuitos da folia: Batatinha, Dodô e Osmar. É a folia animada, diversa e democrática do Carnaval e é também a preservação do patrimônio cultural, com o apoio ao carnaval tradicional dos mascarados de Maragojipe. O Carnaval da Cultura é promovido pelo Governo do Estado, "50 anos dos Blocos Afro - Carnaval da Bahia 2024 - Nossa Energia é Ancestral".