#CARNVALDACULTURA Illy cantaa Bahia e retrata o Brasil com o show “Samba Djanira”

13/02/2024

Ily Sambadjanira

Foto: Fhelipe dos Anjos

Dona de uma voz grave e envolvente, a cantora Illy subiu ao palco, cantandoo samba "Retrato da Bahia", de Riachão (1921-2020), para alegria de foliões e foliãs que já a aguardavam com samba no pé,no final da noite desta segunda-feira, 12, no largo Quincas Berro D’Água.

A artista apresentou o show “Samba Djanira”, interpretando canções de Batatinha, Roberto Mendes, Dorival Caymim, Xande de Pilares, além de músicas consagradas na voz de Clara Nunes e Mariene de Castro.

Nascida no Bonfim, bairro situado na Cidade Baixa de Salvador, Illy navega por outros gêneros musicais, além do samba, ela canta em ritmo de axé music, pop e música popular brasileira.

A artista destacou que o repertório de “Samba Djanira” passeia por todas as vertentes do samba e de diversoslugares. Além de sambas da Bahia, ela carrega influências de samba carioca e paulista.

“Mas, tudo começou na Bahia. Assim segue o repertório, conversando com a minha trajetória e a minha história com o samba. No momento, em que eu mudo para outras cidades e conheço músicas e sons de outras cidades, eu trago tudo isso para a minha música e para o palco”, pontou a artista.

“Estou muito feliz de fazer parte do carnaval de Salvador, principalmente com o “Samba Djanira”, que eu já vinha aquecendo desdeo início do verão, com os meus ensaios no Museu de Arte Moderna (MAM). Estou feliz por poder finalizar uma festa de carnaval com o nosso samba”, disse a cantora Illy.

De Candeias, afisioterapeuta, Deodete Oliveira, 39 anos, veio passar o carnaval em Salvador, para prestigiar o show da cantora Illy e outras atrações. “Eu conheci a cantora Illy em um show no Museu de Arte Moderna. Illy é mais uma surpresa deliciosa que a Bahia tem. Estou encantada com a entrega de qualidade e de repertório que ela traz”, disse a foliã.

Natural de Rio Grande do Sul e, atualmente, residente na Bahia, em Teixeira de Freitas, o folião, músico e professor de percussão, Rafael Teixeira, 33 anos, disse que conheceu o trabalho de Illy em um show, quando veio participar de um Festival de Percussão, organizado pela Universidade Federal da Bahia, em junho de 2023.

“Émuito interessante quando você está em um lugar e pode presenciar músicas feitas por pessoas desse lugar. O repertório de Illy é muito interessante de apreciar”, disse o músico.

O show “Samba Djanira” reúne um grupo de músicos composto por Felipe Guedes (sopro), Vitor Menezes (percussão),Márcio Bebê (percussão), Rafael Bolota (percussão), Duda Almeida (cavaco), Bigó (viola e guitarra) e Iuri (baixo).