#CARNAVALDACULTURA Com o tema "Fé nos Orixás e Fé na Natureza" o bloco Afoxé Insaba Maza desfilou no circuito Batatinha na segunda de carnaval

13/02/2024

 insaba1   insaba2

Fotos: Joelma Antunes


Com o tema ‘Fé nos Orixás e Fé na Natureza', o afoxé Insaba Maza desfilou no circuito Batatinha nesta segunda-feira (12) de Carnaval. Além da beleza e toda musicalidade do afoxé, havia uma missão importante neste desfile: conscientizar a população sobre as mudanças climáticas no nosso planeta. O cortejo seguiu com 10 alas abordando a preservação ancestral do meio ambiente e enfrentamento às consequências das mudanças climáticas.


Com oito anos de história, o afoxé Insaba Maza, que também se considera um quilombo urbano, é formado majoritariamente por mulheres com fundamento sobre a preservação e a difusão da cultura dos povos originários e de matriz africana. Para Ayla Guimarães, presidente do bloco, “precisamos falar dos recursos naturais, isso é uma abordagem urgente e isso está absolutamente atrelado ao culto e à fé nos Orixás”, destaca. 


Com mais de 100 pessoas desfilando divididas em dez alas e reverenciando os orixás, o bloco teve uma temática importantíssima, abordada a partir das indumentárias e acessórios produzidos por materiais recicláveis. “Isso é um recado para a população sobre as mudanças e justiças climáticas também perpassa pela nossa fé nos inquices, que representam a natureza. Tudo que os homens vem fazendo com a natureza trazem muitos prejuízos não só a nossa fé, mas também a Terra de modo geral”, destacou com muita afinco, Enildo Barbosa, diretor de diversidade do Insaba.


insaba3   insaba4

Fotos: Joelma Antunes


Citado na língua kimbundo, Insaba Maza significa folhas e águas. “Às consequências das mudanças climáticas é urgente. A reflexão sobre os inquices da mitologia afro-brasileira, seus elementos da natureza e como a sociedade deve proteger o meio ambiente como fonte de vida e manutenção da humanidade”, reforçou Barbosa.


O nome foi escolhido tendo como referência a cultura Bantu, de matriz africana. Com sede na rua do tesouro do Centro Histórico de Salvador, Insaba Maza surgiu em 2005, a partir do desejo de criar um afoxé, com a inserção de outras levadas rítmicas dentro da performance. Desde então, o Afoxé Insaba Maza atua na salvaguarda da memória dos povos de cultura Bantu, reforçando a importância destes grupos para a formatação da cultura brasileira, da capoeira e do samba de roda. Além do Afoxé Insaba Maza, desfilaram no circuito os grupos: Ilê Oyá Abacaxi; Laroyê Arriba e o Obá de Xangô.

 

Carnaval Ouro Negro 2024 - O Carnaval da Bahia é Ouro Negro. Em 2024, foram investidos R$15 milhões para proporcionar o apoio a mais de 170 grupos dos segmentos afro, afoxé, samba, reggae e de índio. Só no carnaval de Salvador são mais de 100 entidades que desfilam nos circuitos oficiais da folia. Entre as entidades contempladas estão grupos tradicionais como o Olodum, Ilê Aiyê, Filhos de Gandhy, Muzenza e Cortejo Afro.  A SecultBA amplia sua parceria com blocos tão importantes com o intuito de preservar a tradição destes na folia soteropolitana e nas suas comunidades de origem, valorizando as nossas matrizes africanas.

Carnaval da Cultura – Comemorar, enaltecer e fortalecer os Blocos Afro em seus 50 anos de existência, contados a partir do nascimento do Ilê Aiyê, o pioneiro, é garantir que a festa também seja um lugar para que negras e negros baianos contem as suas narrativas e façam parte da história do mundo. Por isso, o tema do Carnaval da Bahia em 2024 é os 50 anos de Blocos Afro - Nossa Energia é Ancestral. Em cada circuito, em cada sorriso, em cada bloco desfilando as belezas do povo preto, em cada brilho pelas ladeiras do Pelô. É a folia animada, diversa e democrática do Carnaval e é também a preservação do patrimônio cultural, com o apoio ao carnaval tradicional dos mascarados de Maragojipe. O Carnaval da Cultura é promovido pelo Governo do Estado, "50 anos dos Blocos Afro - Carnaval da Bahia 2024 - Nossa Energia é Ancestral".