#CARNAVALDACULTURA Pé de Lata faz a festa da criançada no Baile Infantil neste domingo (11)

13/02/2024

 

baileinfantil
Foto: Ramon Lebre

 

Ariel, 2 anos, queria muito ir para o Pelourinho vestido de super-herói. O pedido foi atendido e o garoto se juntou à turminha animada de foliões que participou do Baile Infantil na Praça das Artes neste domingo, 11. A mãe de Ariel, Taiane Souza, técnica de enfermagem, 39 anos, contou que escolheu o melhor lugar para a estreia carnavalesca do filho. “Muito importante esse evento para crianças, muito bonito e bem organizado”, parabenizou Taiane Souza.

Direto de Camaçari, o grupo Pé de Lata foi uma das atrações do dia e destacou a alegria de integrar a programação dedicada às crianças durante o carnaval. “A gente que trabalha com o público infantil durante todo o ano, em todas as festividades, a gente vê o quanto é importante inserir as crianças nas manifestações culturais da cidade”, ressaltou Drika, integrante da banda.

A artista destacou ainda a relevância do edital Carnaval do Pelô 2024 da SecultBA, que selecionou artistas, bandas e grupos que estão fazendo parte da programação artística da folia momesca no Centro Histórico de Salvador. “O edital é extremamente importante porque faz com que grupos diversos possam estar inseridos na programação, possam mostrar o seu trabalho”, acrescentou.  

A programação infantil reuniu crianças e famílias em uma tarde de diversão, mesmo depois das chuvas que caíram sobre a cidade durante a manhã deste domingo. A folia infantil contou ainda com Tio Paulinho convida Tio Elétrico, Hora do recreio, oficinas de pipa e de circo, dentre outros.

 

Carnaval Ouro Negro 2024 - O Carnaval da Bahia é Ouro Negro. Em 2024, foram investidos R$15 milhões para proporcionar o apoio a mais de 170 grupos dos segmentos afro, afoxé, samba, reggae e de índio. Só no carnaval de Salvador são mais de 100 entidades que desfilam nos circuitos oficiais da folia. Entre as entidades contempladas estão grupos tradicionais como o Olodum, Ilê Aiyê, Filhos de Gandhy, Muzenza e Cortejo Afro.  A SecultBA amplia sua parceria com blocos tão importantes com o intuito de preservar a tradição destes na folia soteropolitana e nas suas comunidades de origem, valorizando as nossas matrizes africanas.

 

Carnaval Amô Pelo Pelô 2024 - Todo dia é tempo de demonstrar o #AmôPeloPelô. Mas no Carnaval esse movimento se intensifica e o Governo da Bahia investe para fazer das ruas, ladeiras, vielas e largos verdadeiros palcos de expressão da nossa cultura. No Pelourinho, a folia é  animada, diversa e democrática que abraça o carnaval de rua, microtrios e nanotrios, além de promover, nos palcos, grandes encontros musicais e variados ritmos numa ampla programação. Tem Afro, Reggae, Arrocha, Axé, Antigos Carnavais, Samba, RAP, Pagode/Pagotrap, pop e Guitarra Baiana, além de Orquestras e Bailes Infantis.

 

Carnaval da Cultura – Comemorar, enaltecer e fortalecer os Blocos Afro em seus 50 anos de existência, contados a partir do nascimento do Ilê Aiyê, o pioneiro, é garantir que a festa também seja um lugar para que negras e negros baianos contem as suas narrativas e façam parte da história do mundo. Por isso, o tema do Carnaval da Bahia em 2024 são os 50 anos de Blocos Afro - Nossa Energia é Ancestral. Em cada circuito, em cada sorriso, em cada bloco desfilando as belezas do povo preto, em cada brilho pelas ladeiras do Pelô. É o carnaval dos blocos afro, de samba, de reggae e dos afoxés, apoiados por meio do Edital Ouro Negro para desfilar nos três principais circuitos da folia: Batatinha, Dodô e Osmar. É a folia animada, diversa e democrática do Carnaval e é também a preservação do patrimônio cultural, com o apoio ao carnaval tradicional dos mascarados de Maragojipe. O Carnaval da Cultura é promovido pelo Governo do Estado, "50 anos dos Blocos Afro - Carnaval da Bahia 2024 - Nossa Energia é Ancestral".