#CARNAVALDACULTURA Compositor de Várias Queixas, Afro Jhow agita Carnaval do Pelô

13/02/2024

afrojho


Quem compareceu ao Largo Pedro Archanjo, na tarde desta segunda-feira (12) de Carnaval Amô Pelo Pelô, foi contemplado pela oportunidade de curtir e apreciar de perto o hit baiano “Várias Queixas”, interpretada pelo próprio compositor, Afro Jhow. A música foi gravada pela Banda Olodum e popularizada nacionalmente pela banda Gilsons, foi composta por Narcisinho, Germano Meneghel e Afro Jhow, artista da comunidade do Pelourinho, que vem ganhando destaque no cenário musical da Bahia.

Afro Jhow animou o público do Largo apresentando um repertório repleto de sucessos carnavalescos como “Meia lua inteira” (Caetano Veloso) e diversas canções de blocos afro, associadas ao rap e ao afro beat. Mas foi interpretando um dos seus maiores sucessos, “Várias Queixas” que o público soltou a voz. 

O cantor demonstrou felicidade por estar cantando no seu território. Ele é filho de uma das figuras emblemáticas do Centro Histórico de Salvador: dançarina e esteticista Negra Jhô, famosa por cuidar dos cabelos com criatividade e beleza.

“O carnaval do Pelourinho tem uma particularidade essencial, onde as pessoas podem vir com a sua família, as suas crianças e pode curtir um pouco. Aqui para mim é meu quintal, então tem uma energia maravilhosa misturando ritmos, emoções e fazendo acontecer”, pontuou Afro Jhow.

E o público confirmou as impressões do artista. De acordo com Rodrigo Guimarães, 30 anos, vendedor e residente no IAP, as músicas do cantor trazem a essência do Carnaval de Salvador. Mara Silva, 44 anos, cuidadora de idosos, mora no bairro Cabula, só teve elogios para tecer: “A banda é muito boa, o show está ótimo”, disse.  


Programação nos Largos - A tarde desta segunda-feira no Carnaval do Pelourinho começou com muito swing em todos os Largos. O som ficou por conta da banda Chica Fé, no Largo Quincas Berro D'Água; Bom Balanço, no Largo Tereza Batista e a dupla Iago e Gilberto, que agitou o público no largo Pedro Archanjo. Todos os eventos são gratuitos e acontecerão até o ultimo dia de Carnaval, amanhã (13).


Carnaval Amô Pelo Pelô 2024 - Todo dia é tempo de demonstrar o #AmôPeloPelô. Mas no Carnaval esse movimento se intensifica e o Governo da Bahia investe para fazer das ruas, ladeiras, vielas e largos verdadeiros palcos de expressão da nossa cultura. No Pelourinho, a folia é  animada, diversa e democrática que abraça o carnaval de rua, microtrios e nanotrios, além de promover, nos palcos, grandes encontros musicais e variados ritmos numa ampla programação. Tem Afro, Reggae, Arrocha, Axé, Antigos Carnavais, Samba, RAP, Pagode/Pagotrap, pop e Guitarra Baiana, além de Orquestras e Bailes Infantis.


Carnaval da Cultura – Comemorar, enaltecer e fortalecer os Blocos Afro em seus 50 anos de existência, contados a partir do nascimento do Ilê Aiyê, o pioneiro, é garantir que a festa também seja um lugar para que negras e negros baianos contem as suas narrativas e façam parte da história do mundo. Por isso, o tema do Carnaval da Bahia em 2024 são os 50 anos de Blocos Afro - Nossa Energia é Ancestral. Em cada circuito, em cada sorriso, em cada bloco desfilando as belezas do povo preto, em cada brilho pelas ladeiras do Pelô. É o carnaval dos blocos afro, de samba, de reggae e dos afoxés, apoiados por meio do Edital Ouro Negro para desfilar nos três principais circuitos da folia: Batatinha, Dodô e Osmar. É a folia animada, diversa e democrática do Carnaval e é também a preservação do patrimônio cultural, com o apoio ao carnaval tradicional dos mascarados de Maragojipe. O Carnaval da Cultura é promovido pelo Governo do Estado, "50 anos dos Blocos Afro - Carnaval da Bahia 2024 - Nossa Energia é Ancestral".