#CARNAVALDACULTURA Em celebração aos "Baianos Eternos", o grupo Outros Baianos apresenta um repertório de sucessos no Carnaval do Pelô

12/02/2024

OUTROS

A banda Outros Baianos, que celebra antigos e novos sucessos do carnaval, foi uma das atrações do Largo Quincas Berro D’água neste domingo de carnaval (11),no Pelourinho. Com 15 anos de estrada, o grupo de Feira de Santana abriu a noite com “Milagres do Povo”, clássico de Caetano Veloso, exaltando a fé do povo baiano.

Os cantores Janno e TannyBrasil são os líderes do grupo que se inspirou na rica trajetória dos Novos Baianos na criação do projeto: “Nosso trabalho é mais uma homenagem à trajetória de Moraes, Pepeu, Baby e os demais Novos Baianos, do que um show de covers. Até por isso, incluímos músicas de outros grandes artistas do estado”, comentou Janno.

Além de Milagres do Povo, outro ijexá incluído no repertório foi “Muito obrigado, Axé”, de Carlinhos Brown, obra com a qual Tanny revelou sentir forte conexão: “Eu falei com Brown que nós nos apropriamos dessa música, porque ela é uma canção que além de ser linda, nos representa”, pontuou.

Os Outros Baianos, que já se apresentaram em anos anteriores no carnaval de Salvador e em micaretas no estado, aproveitaram a oportunidade para lançar uma música autoral, um ijexá com o mesmo nome da banda. “A gente está muito feliz de participar mais uma vez do carnaval de Salvador. É necessária essa abertura para bandas, pessoas e tribos diversas”, disse Tanny.

O público chegou aos poucos no Largo Quincas Berro D’água, aproveitando que a chuva deu uma trégua nesta quarta noite de carnaval. Com o tempo mais ameno, a plateia aproveitou para ocupar a frente do palco e curtir as atrações dos largos.

A corretora imobiliária porto-alegrense Stela Baunham, 38 anos, está pela quinta vez no carnaval de Salvador e aproveitou para trazer dois amigos para a folia. Na opinião dela, atrações como os Outros Baianos, que exaltam a fé e a religiosidade baianas através da música, são um dos maiores diferenciais da folia baiana: “A cultura baiana tem uma magia que não se encontra em nenhum outro lugar, é difícil de explicar. Até por isso, fiz questão de trazer meus amigos para viverem essa experiência também”, disse Stela.

Carnaval Amô Pelo Pelô 2024 - Todo dia é tempo de demonstrar o #AmôPeloPelô. Mas no Carnaval esse movimento se intensifica e o Governo da Bahia investe para fazer das ruas, ladeiras, vielas e largos verdadeiros palcos de expressão da nossa cultura. No Pelourinho, a folia é animada, diversa e democrática que abraça o carnaval de rua, microtrios e nanotrios, além de promover, nos palcos, grandes encontros musicais e variados ritmos numa ampla programação. Tem Afro, Reggae, Arrocha, Axé, Antigos Carnavais, Samba, RAP, Pagode/Pagotrap, pop e Guitarra Baiana, além de Orquestras e Bailes Infantis.

Carnaval da Cultura – Comemorar, enaltecer e fortalecer os Blocos Afro em seus 50 anos de existência, contados a partir do nascimento do Ilê Aiyê, o pioneiro, é garantir que a festa também seja um lugar para que negras e negros baianos contem as suas narrativas e façam parte da história do mundo. Por isso, o tema do Carnaval da Bahia em 2024 são os 50 anos de Blocos Afro - Nossa Energia é Ancestral. Em cada circuito, em cada sorriso, em cada bloco desfilando as belezas do povo preto, em cada brilho pelas ladeiras do Pelô. É o carnaval dos blocos afro, de samba, de reggae e dos afoxés, apoiados por meio do Edital Ouro Negro para desfilar nos três principais circuitos da folia: Batatinha, Dodô e Osmar. É a folia animada, diversa e democrática do Carnaval e é também a preservação do patrimônio cultural, com o apoio ao carnaval tradicional dos mascarados de Maragojipe. O Carnaval da Cultura é promovido pelo Governo do Estado, "50 anos dos Blocos Afro - Carnaval da Bahia 2024 - Nossa Energia é Ancestral".