#CARNAVALDACULTURA Movimenti o Trio coloca baianos e turistas para dançar com som eclético

12/02/2024

MOV

Mesmo sob um céu nublado no início da tarde deste domingo de Carnaval (11) as famílias não deixaram de comparecer ao Largo Quincas Berro D'Água, no Pelourinho, para desfrutar das músicas e da animação que só a folia momesca proporciona. As crianças presentes já se divertiam com a espuma da alegria, atingindo quem estivesse por perto, quando o Movimenti o Trio subiu ao palco, sob o comando do intérprete Thiago Pereira. Com seu estilo eclético, tanto crianças, quanto adultos se entregaram ao ritmo.

A banda tocou pela segunda vez no Carnaval do Pelô. O repertório vai de ‘Palco’ de Gilberto Gil, passando por ‘Minha Vida é Um Filme’, de Teto, ‘Oceano’, de Djavan, a ‘Malandrinha’, clássico do reggaeman Edson Gomes.

O cantor demostrou a sua alegria por estar mais uma vez tocando neste local onde a cultura negra é celebrada: “É meu segundo ano aqui e está sendo uma festa linda como foi no ano passado. Eu gosto de tocar aqui, acredito que o carnaval do Pelourinho é muito mais Salvador, ele é o de verdade, traz nossas raízes”, declarou.

As músicas agradaram ao público, como o baiano Jadson Sousa e seus amigos paulistas que vieram para curtir os festejos na capital baiana. Jadson, 40 anos, promotor de vendas, morador da Liberdade, frequenta há 15 anos o Carnaval do Pelô, e disse que o evento traz novidades em 2024: “Esse ano o carnaval está sendo diferenciado, os palcos têm mais atrações”, observou.

Os paulistas Leandro Camargo, 33 anos e Aline de Camargo, 33 anos, empresários do setor imobiliário, frequentadores da festa há vários anos, estão em sintonia quanto a qualidade do show.“Estou gostando demais da festa. A cidade está de parabéns, o evento muito bonito. O cantor mega afinado, trazendo o público para perto dele e de sua banda maravilhosa”, declarou Leandro Camargo. “Apresentação muito gostosa, ele embala a gente, é uma delicia e está muito gostosocurtir. Tem tudo a ver com o dia de hoje para a gente relaxar e curtir. Venho ao carnaval do Pelô há vários anos”, declarou Aline de Camargo.

Paulista de 34 anos, Tamires Barras, comerciante, faz sua quarta aparição na folia “Apresentação massa demais, uma comunicação super gostosa, que tem tudo a ver com o carnaval de Salvador, com o Pelourinho, uma energia mágica”, pontuou.

Rubens Vicente, 34 anos, fisioterapeuta, morador de São Paulo: “Eu venho pelo segundo ano ao carnaval de Salvador. A apresentação do Movimenti o Trio está sendo maravilhosa, gostosa e energética, sensacional”, finalizou.

Carnaval Amô Pelo Pelô 2024 - Todo dia é tempo de demonstrar o #AmôPeloPelô. Mas no Carnaval esse movimento se intensifica e o Governo da Bahia investe para fazer das ruas, ladeiras, vielas e largos verdadeiros palcos de expressão da nossa cultura. No Pelourinho, a folia é  animada, diversa e democrática que abraça o carnaval de rua, microtrios e nanotrios, além de promover, nos palcos, grandes encontros musicais e variados ritmos numa ampla programação. Tem Afro, Reggae, Arrocha, Axé, Antigos Carnavais, Samba, RAP, Pagode/Pagotrap, pop e Guitarra Baiana, além de Orquestras e Bailes Infantis.

Carnaval da Cultura – Comemorar, enaltecer e fortalecer os Blocos Afro em seus 50 anos de existência, contados a partir do nascimento do Ilê Aiyê, o pioneiro, é garantir que a festa também seja um lugar para que negras e negros baianos contem as suas narrativas e façam parte da história do mundo. Por isso, o tema do Carnaval da Bahia em 2024 são os 50 anos de Blocos Afro - Nossa Energia é Ancestral. Em cada circuito, em cada sorriso, em cada bloco desfilando as belezas do povo preto, em cada brilho pelas ladeiras do Pelô. É o carnaval dos blocos afro, de samba, de reggae e dos afoxés, apoiados por meio do Edital Ouro Negro para desfilar nos três principais circuitos da folia: Batatinha, Dodô e Osmar. É a folia animada, diversa e democrática do Carnaval e é também a preservação do patrimônio cultural, com o apoio ao carnaval tradicional dos mascarados de Maragojipe. O Carnaval da Cultura é promovido pelo Governo do Estado, "50 anos dos Blocos Afro - Carnaval da Bahia 2024 - Nossa Energia é Ancestral".