#CARNAVALDACULTURA Programação diversa e democrática movimenta tarde de domingo no Pelô

12/02/2024

tarde  tarde

Desde que iniciada na última quinta, 08, as ruas e largos do Pelourinho vibram com as mais de170 atrações que fazem ecoar, cada vez mais, o amor pelo Pelô. A tarde deste domingo (11), não foi diferente.

No Largo Tereza Batista, os Anarkas levaram a World Music do grupo de jovens instrumentistas, originado no Colégio Estadual Lomanto Junior, em Itapuã, na capital baiana. “Somos três alunos de escola pública que começaram a desenvolver um projeto de música, e saímos da sala de aula para os palcos”, revelou Osíris, violinista e vocalista da banda, que destacou a importância do incentivo dos professores durante a jornada. O trio, composto por Osíris, BL e Ruiva, celebrou a oportunidade de participar do Carnaval. “Essa era a nossa meta desde o começo, que é lutar e conquistar esse espaço”, acrescentou Osíris.

O samba de Maira Lins foi uma das atrações que também garantiu a festa do público no Largo Pedro Archanjo, neste domingo de Carnaval. Com 16 anos de folia, a artista soteropolitana contou sobre sua alegria de participar da festa. “Sou uma mulher do samba e é sempre uma grande alegria estar aqui ocupando a programação do Pelourinho, um lugar com uma ótima infraestrutura. Uma programação que é possível estar contemplando os interesses de toda família, de todas as idades”, disse Maira.

O consultor de vendas,Marcos Paulo Santana, 36 anos, faz parte do grupo de foliões que consideram que carnaval sem samba e sem reggae não dá e por isso escolheu sambar no miudinho no Pelô. “Aqui tem uma programação que valoriza as questões culturais do samba e do reggae”, celebrou Marcos Paulo.

Carnaval Amô Pelo Pelô 2024 - Todo dia é tempo de demonstrar o #AmôPeloPelô. Mas no Carnaval esse movimento se intensifica e o Governo da Bahia investe para fazer das ruas, ladeiras, vielas e largos verdadeiros palcos de expressão da nossa cultura. No Pelourinho, a folia é  animada, diversa e democrática que abraça o carnaval de rua, microtrios e nanotrios, além de promover, nos palcos, grandes encontros musicais e variados ritmos numa ampla programação. Tem Afro, Reggae, Arrocha, Axé, Antigos Carnavais, Samba, RAP, Pagode/Pagotrap, pop e Guitarra Baiana, além de Orquestras e Bailes Infantis.

Carnaval da Cultura – Comemorar, enaltecer e fortalecer os Blocos Afro em seus 50 anos de existência, contados a partir do nascimento do Ilê Aiyê, o pioneiro, é garantir que a festa também seja um lugar para que negras e negros baianos contem as suas narrativas e façam parte da história do mundo. Por isso, o tema do Carnaval da Bahia em 2024 são os 50 anos de Blocos Afro - Nossa Energia é Ancestral. Em cada circuito, em cada sorriso, em cada bloco desfilando as belezas do povo preto, em cada brilho pelas ladeiras do Pelô. É o carnaval dos blocos afro, de samba, de reggae e dos afoxés, apoiados por meio do Edital Ouro Negro para desfilar nos três principais circuitos da folia: Batatinha, Dodô e Osmar. É a folia animada, diversa e democrática do Carnaval e é também a preservação do patrimônio cultural, com o apoio ao carnaval tradicional dos mascarados de Maragojipe. O Carnaval da Cultura é promovido pelo Governo do Estado, "50 anos dos Blocos Afro - Carnaval da Bahia 2024 - Nossa Energia é Ancestral".