#CARNAVALDACULTURA Carnaval do Pelourinho tem palco dedicado à música reggae

11/02/2024


reggae

Foto: Ramon Lebre


No início da noite deste domingo (11) de carnaval, o reggae tomou conta da Praça Jubiabá, no Pelourinho, em Salvador. Quem abriu os trabalhos no espaço, foi a banda “Jaca Men e os conscientes”, levando muito swing e mensagens importantes para o público.

Idealizadora do palco do reggae, Jussara Santana, coordena o espaço desde 2019. “Quando pensamos em fazer a curadoria consideramos a diversidade dos bairros e da cadeia produtiva do reggae, então atendemos o sound system, djs, bandas, artesãos e artesãs. Porque a gente acredita que reggae não é só música e no carnaval é importante ocupar esse espaço com esse som de positividade”, explica.

Quem curtiu o som da banda “Jaca Men e os conscientes” foi a técnica de enfermagem, Fabrícia Cruz, 40 anos. “O carnaval do Pelourinho estou achando massa, sem brigas, muita paz. Venha todo mundo que quiser vir e trazer suas crianças. A estrutura daqui do Palco do Reggae, sou suspeita para falar, mas ficou ótima”, elogia.

Responsável por abrir a programação e agitar o público durante os intervalos dos shows, o Dj Júnior Vibz explica o processo da seleção de músicas. “Sou fã de reggae desde muito pequeno, então eu já tenho um repertório muito vasto de músicas, toco muito aquilo que vem ao coração. Vou sentindo muito a energia do momento, hoje, mesmo iniciei tocando músicas espirituais para chamarmos essa energia ancestral, de coisas boas”, diz.

Além da banda “Jaca Men e os conscientes”, está previsto para tocar no Palco do Reggae, os grupos: ´Chocolate e Banda Bola de Fogo´, ´Reinaldo Formigão e Banda Misturekaya´, ´Defensores da Natureza´, ´Vivi Akwaba´ e ´Ras Mateus´.

KamaphewTawá, vocalista da banda Aspiral do Reggae, comentou sobre a importância de um espaço dedicado ao reggae. “Nesse palco é possível aglutinar os amantes desse ritmo e também promover felicidade, através das músicas, dos ritmos, das cores e das roupas que o público gosta. Então, é a nossa cultura se movimentando, não só a filosófica, mas a visual, a estética, que é tão importante levar para a sociedade essa mensagem”, destaca.


Carnaval Amô Pelo Pelô 2024 - Todo dia é tempo de demonstrar o #AmôPeloPelô. Mas no Carnaval esse movimento se intensifica e o Governo da Bahia investe para fazer das ruas, ladeiras, vielas e largos verdadeiros palcos de expressão da nossa cultura. No Pelourinho, a folia é  animada, diversa e democrática que abraça o carnaval de rua, microtrios e nanotrios, além de promover, nos palcos, grandes encontros musicais e variados ritmos numa ampla programação. Tem Afro, Reggae, Arrocha, Axé, Antigos Carnavais, Samba, RAP, Pagode/Pagotrap, pop e Guitarra Baiana, além de Orquestras e Bailes Infantis.