#CARNAVALDACULTURA Teresa Cristina traz o show Pagode Preta para o Pelô em homenagem às mulheres negras da Bahia

11/02/2024

tereza1

Foto: Jasf Andrade

Dona de uma voz poderosa no cenário musical brasileiro, a cantora carioca Teresa Cristina lotou o Largo do Pelourinho, na noite de domingo, 11, numa apresentação que reuniu grandes sucessos do samba, ao lado de nove musicistas pretas, e também cariocas, cantando o samba e pagode.

Uma homenagem às origens afro-brasileiras, assim foi descrito o show ‘Pagode, Preta’.No repertório,a artista explorou os diversos estilos de samba clássicos e os tradicionais sambas-de-roda, que conectam movimento e resistência.

Canções, como ‘Sufoco’ e ‘Noite pelo Dia’, gravadas por Alcione e ‘Samba para Moças’, por Zeca pagodinho, estiveram presentes no setlist da artista.

Entoando canções já consagradas, Teresa Cristina subiu ao palco homenageando a Bahia ao som de ‘Trilha do Amor’, música que emana da cultura popular e se tornou um sucesso do Grupo Revelação.

tereza2

Foto: Jasf Andrade

Empolgada com o convite de se apresentar no Pelourinho, Teresa Cristina celebrou a riqueza da música brasileira no Carnaval. “Eu fui atendida pelos meus orixás e vim cantar na Bahia, eu tenho muita gratidão. Por isso eu gostaria de agradecer a energia que eu troquei com esse povo aqui neste lugar sagrado’, declara a cantora.

Para a paulistana Márcia Andrade, 32 anos, é um sentimento ímpar curtir o show dessa grande representante do samba brasileiro. “Teresa é representatividade. Ela é maravilhosa na sua afinação e eu a admiro muito como profissional e como mulher. Estou muito feliz de participar desse evento incrível no Pelourinho, que conversa com a diversidade de estilos e de muitas simbologias”, declarou.

Thaís Machado, assistente social, 39 anos, veio de Belém do Pará pela primeira vez para conhecer o carnaval da Bahia. “Me preparei 1 ano para vir à Bahia e estar sendo maravilhoso sentir essa energia. “O Pelourinho é um espaço muito acolhedor’, revelou.

Carnaval Amô Pelo Pelô 2024 - Todo dia é tempo de demonstrar o #AmôPeloPelô. Mas no Carnaval esse movimento se intensifica e o Governo da Bahia investe para fazer das ruas, ladeiras, vielas e largos verdadeiros palcos de expressão da nossa cultura. No Pelourinho, a folia é  animada, diversa e democrática que abraça o carnaval de rua, microtrios e nanotrios, além de promover, nos palcos, grandes encontros musicais e variados ritmos numa ampla programação. Tem Afro, Reggae, Arrocha, Axé, Antigos Carnavais, Samba, RAP, Pagode/Pagotrap, pop e Guitarra Baiana, além de Orquestras e Bailes Infantis.

Carnaval da Cultura – Comemorar, enaltecer e fortalecer os Blocos Afro em seus 50 anos de existência, contados a partir do nascimento do Ilê Aiyê, o pioneiro, é garantir que a festa também seja um lugar para que negras e negros baianos contem as suas narrativas e façam parte da história do mundo. Por isso, o tema do Carnaval da Bahia em 2024 são os 50 anos de Blocos Afro - Nossa Energia é Ancestral. Em cada circuito, em cada sorriso, em cada bloco desfilando as belezas do povo preto, em cada brilho pelas ladeiras do Pelô. É o carnaval dos blocos afro, de samba, de reggae e dos afoxés, apoiados por meio do Edital Ouro Negro para desfilar nos três principais circuitos da folia: Batatinha, Dodô e Osmar. É a folia animada, diversa e democrática do Carnaval e é também a preservação do patrimônio cultural, com o apoio ao carnaval tradicional dos mascarados de Maragojipe. O Carnaval da Cultura é promovido pelo Governo do Estado, "50 anos dos Blocos Afro - Carnaval da Bahia 2024 - Nossa Energia é Ancestral".