#CARNAVALDACULTURA Dão Black apresenta Papos de Carnaval, com grandes clássicos da folia

11/02/2024

Dao

Foto: Erickson Araújo | SecultBa


Foliões que lotaram o Pelourinho neste sábado, 10, de Carnaval puderam vivenciar no Largo Tereza Batista, um show inesquecível do cantor e compositor Dão Black, considerado um dos grandes destaques da música preta na Bahia.

Com o show intitulado ‘Papos de Carnaval’, o cantor mesclou grandes clássicos da música popular brasileira com a releitura de antigos carnavais, em diálogos com as raízes afro-baianas. Canções como ‘Imunização Racional’, ‘Chame Gente’ e ‘Perdido de Amor’ compostas por Tim Maia, Armandinho Dodô & Osmar e Edson Gomes, respectivamente, fizeram o público vibrar e reviver memoráveis carnavais.

Dão Black declarou que o carnaval da Bahia proporciona um verdadeiro espírito de festa com essa mistura de estilos musicais. “Estou feliz de estar participando em mais um carnaval no Pelourinho porque para mim é o carnaval mais democrático e diverso que existe no Brasil”, ressaltou.

Emocionada com a folia, Claudia Santana, 40 anos, moradora de Brotas, define o Carnaval #Amôpelopelô como o ponto de encontro da diversidade baiana. “O Pelourinho contagia com um universo de cores e ritmos que traduzem alegria para todas as pessoas que vem curtir o Pelourinho”, declarou.

Forró e Frevo - O cantor, compositor e sanfoneiro, Fábio Carneirinho, um dos nomes marcantes da música do Cariri, no Ceará, deu continuidade ao show no Largo Tereza Batista, trazendo no seu repertório uma mistura de forró e frevo,além dos clássico sem sua versão original, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e as versões autorais. “A gente criou arranjos bem frevo que não pode faltar nesse carnaval de todos os santos e de todos os ritmos”, afirmou o cantor.

Carnaval Amô Pelo Pelô 2024 - Todo dia é tempo de demonstrar o #AmôPeloPelô. Mas no Carnaval esse movimento se intensifica e o Governo da Bahia investe para fazer das ruas, ladeiras, vielas e largos verdadeiros palcos de expressão da nossa cultura. No Pelourinho, a folia é animada, diversa e democrática que abraça o carnaval de rua, microtrios e nanotrios, além de promover, nos palcos, grandes encontros musicais e variados ritmos numa ampla programação. Tem Afro, Reggae, Arrocha, Axé, Antigos Carnavais, Samba, RAP, Pagode/Pagotrap, pop e Guitarra Baiana, além de Orquestras e Bailes Infantis.

Carnaval da Cultura – Comemorar, enaltecer e fortalecer os Blocos Afro em seus 50 anos de existência, contados a partir do nascimento do Ilê Aiyê, o pioneiro, é garantir que a festa também seja um lugar para que negras e negros baianos contem as suas narrativas e façam parte da história do mundo. Por isso, o tema do Carnaval da Bahia em 2024 são os 50 anos de Blocos Afro - Nossa Energia é Ancestral. Em cada circuito, em cada sorriso, em cada bloco desfilando as belezas do povo preto, em cada brilho pelas ladeiras do Pelô. É o carnaval dos blocos afro, de samba, de reggae e dos afoxés, apoiados por meio do Edital Ouro Negro para desfilar nos três principais circuitos da folia: Batatinha, Dodô e Osmar. É a folia animada, diversa e democrática do Carnaval e é também a preservação do patrimônio cultural, com o apoio ao carnaval tradicional dos mascarados de Maragojipe. O Carnaval da Cultura é promovido pelo Governo do Estado, "50 anos dos Blocos Afro - Carnaval da Bahia 2024 - Nossa Energia é Ancestral".