#CARNAVALDACULTURA "Já chorei várias vezes", diz Nelson Rufino, homenageado pelo Vem Sambar; Confira os blocos de samba que desfilaram neste sábado (10)

11/02/2024

NelsonRufino

Foto: Jo Antunes

O bloco Vem Sambar, que desfilou na noite deste sábado (10), terceiro dia de festa no Circuito Osmar (Campo Grande), homenageou o cantor e compositor Nelson Rufino. O bloco desfilou com o grupo carioca Revelação e o cantor baiano Eduardinho Fora da Mídia.

"Estamos homenageando o poeta que levou o samba da Bahia para o Brasil e para o mundo, e portanto uma das é uma das figuras mais importantes do nosso samba", destacou Jairo da Mata, fundador do bloco, que tem 17 anos de avenida.

Ícone do samba na Bahia, Rufino é compositor de clássicos como "Todo menino é um rei" e "Verdade". Ele confessou que se emocionou várias vezes enquanto estava no trio e agradeceu pela "homenagem em vida". "Tenho uma grande trajetória no samba e hoje estou aqui recebendo essa homenagem. Achei que meu nome viria pequeno na camisa, mas está com uma imagem grande. Já chorei umas quatro vezes aqui. Entendo que mereço e que bom estou vivo para prestigiar", disse Rufino. Ele também desfilou nos dois dias da folia e brincou: "Já estou virando uma farofa nesse circuito".

Adriana Rodrigues, foliã do bloco há cinco anos, afirmou que para ela "é o melhor bloco de samba de Salvador"."Eu amo sambar. Conheci o bloco indo aos ensaios dos shows de Eduardinho e agora todo carnaval eu tô aqui". Ela estava acompanhada de seu filho e disse que já o segundo ano que leva ele.

O samba no sábado de Carnaval

Os desfiles de blocos de samba se consolidaram enquanto  presença marcante em todos os dias da festa momesca. Neste sábado, o bloco Quintal do Samba desfilou no circuito Contrafluxo (Rua Chile até Carlos Gomes) e trouxe como homenagem "As mulheres do feijão", que celebra a importância e representatividade de algumas quituteiras baianas, entre elas, a empresária Alaíde do Feijão, que faleceu em 2022. O bloco foi conduzido pelo grupo Resenha da Laje e contou com as participações dos cantores Andrezão Dias e Bruna Auzier.

No circuito Osmar, desfilou também o bloco “Q felicidade”, idealizado pelo locutor e radialista Paulinho Kaká, falecido em 2012. As atrações foram o grupo Art Balanço e a cantora Gabriela Oliveira.

Já no Circuito Dodô (Barra-Ondina) desfila o bloco Alerta Prime, com as atrações Davi do Samba, Swing do Fora e Renato Rocinha. A direção do bloco usou as redes sociais para comemorar as fantasias esgotadas para cair na folia na Barra, o que vem demonstrando grande interesse do público baiano pelo segmento.

Carnaval Ouro Negro 2024 - O Carnaval da Bahia é Ouro Negro. Em 2024, foram investidos R$15 milhões para proporcionar o apoio a mais de 170 grupos dos segmentos afro, afoxé, samba, reggae e de índio. Só no carnaval de Salvador são mais de 100 entidades que desfilam nos circuitos oficiais da folia. Entre as entidades contempladas estão grupos tradicionais como o Olodum, Ilê Aiyê, Filhos de Gandhy, Muzenza e Cortejo Afro.  A SecultBA amplia sua parceria com blocos tão importantes com o intuito de preservar a tradição destes na folia soteropolitana e nas suas comunidades de origem, valorizando as nossas matrizes africanas.

Carnaval da Cultura – Comemorar, enaltecer e fortalecer os Blocos Afro em seus 50 anos de existência, contados a partir do nascimento do Ilê Aiyê, o pioneiro, é garantir que a festa também seja um lugar para que negras e negros baianos contem as suas narrativas e façam parte da história do mundo. Por isso, o tema do Carnaval da Bahia em 2024 é os 50 anos de Blocos Afro - Nossa Energia é Ancestral. Em cada circuito, em cada sorriso, em cada bloco desfilando as belezas do povo preto, em cada brilho pelas ladeiras do Pelô. É a folia animada, diversa e democrática do Carnaval e é também a preservação do patrimônio cultural, com o apoio ao carnaval tradicional dos mascarados de Maragojipe. O Carnaval da Cultura é promovido pelo Governo do Estado, "50 anos dos Blocos Afro - Carnaval da Bahia 2024 - Nossa Energia é Ancestral".