#CARNAVALDACULTURA Márcia Freire apresenta repertório de sucessos no carnaval do Pelourinho

10/02/2024

marciaf

Artista veterana no carnaval de Salvador, com quase 40 anos de folia, Márcia Freire marcou presença no carnaval Amô Pelo Pelô e animou os seus fãs em show realizado nesta sexta-feira (09) no Largo Pedro Arcanjo.

A cantora é mais uma a engrossar o coro daqueles que destacam o carnaval do Pelourinho como lúdico, com um clima mais ameno do que os demais circuitos da festa momesca: “O carnaval do Pelourinho é uma festa muito família, que nos remete à infância, com as pessoas dançando, muito bonito. Esse clima é diferente da Barra, que é multidão, então para quem quer uma coisa mais tranquila, o carnaval do Centro Histórico é muito bom”, disse.

Como Márcia Freire é conhecida como Furacão Loiro, ela não deixou ninguém parado, teve trenzinho, o público pulando e cantando vibrando com canções que marcaram os carnavais como “Vai sacudir, vai abalar” entre outras que a consagrou quando estava à frente da banda Cheiro de Amor.

Um dos foliões que aproveitou esse clima do carnaval do Pelourinho foi o comerciante Marivaldo Damasceno, 56 anos. Para ele “Este aqui é o Carnaval mais bonito do Brasil, por isso venho todos os anos. E faço questão de vir com a família e com os amigos, porque gosto da sensação de segurança”. Sua expectativa para o carnaval? “Todos os dias estarei aqui, até o último dia da festa”, planeja o comerciante.

Para Camila Vitória, bióloga soteropolitana, 33 anos, o carnaval do Pelourinho se destaca por ser “Uma festa democrática porque dá para acompanhar estilos variados, do Bloco Afro ao axé, passando pela nova música baiana. Além disso, é fácil de achar lugares para comer, sentar, a gente tem um maior conforto”, comenta.

Os fãs que vieram acompanhar sucessos na voz de Márcia Freire como "Auê", "Rebentão", "Canto ao Pescador", "Lero-Lero" e “Vai sacudir, vai abalar” também puderam ouvir novidades no repertório da artista, como uma composição nova de Alexandre Peixe: “Uma das músicas novas no show é ‘Beija eu’, um presente que ganhei de Alexandre Peixe. Ela já está nas principais plataformas de streaming”, comenta Márcia Freire, mostrando como a renovação sempre traz bons ventos às carreiras de artistas consagrados.

Cantora que desde criança apresentava aptidão para a música, Márcia iniciou sua trajetória profissional no carnaval no ano de 1985, puxando o trio free-lance. Depois, obteve grande sucesso à frente da banda Cheiro de Amor, que liderou em um total de 13 anos, divididos em duas passagens: de 1986 a 1996 e de 2000 a 2003. Na primeira passagem, ela ganhou o apelido de Furacão Loiro, por sempre se apresentar com muita energia e vigor nos palcos e trios.

Carnaval Amô Pelo Pelô 2024 - Todo dia é tempo de demonstrar o #AmôPeloPelô. Mas no Carnaval esse movimento se intensifica e o Governo da Bahia investe para fazer das ruas, ladeiras, vielas e largos verdadeiros palcos de expressão da nossa cultura. No Pelourinho, a folia é animada, diversa e democrática que abraça o carnaval de rua, microtrios e nanotrios, além de promover, nos palcos, grandes encontros musicais e variados ritmos numa ampla programação. Tem Afro, Reggae, Arrocha, Axé, Antigos Carnavais, Samba, RAP, Pagode/Pagotrap, pop e Guitarra Baiana, além de Orquestras e Bailes Infantis.

Carnaval da Cultura – Comemorar, enaltecer e fortalecer os Blocos Afro em seus 50 anos de existência, contados a partir do nascimento do Ilê Aiyê, o pioneiro, é garantir que a festa também seja um lugar para que negras e negros baianos contem as suas narrativas e façam parte da história do mundo. Por isso, o tema do Carnaval da Bahia em 2024 são os 50 anos de Blocos Afro - Nossa Energia é Ancestral. Em cada circuito, em cada sorriso, em cada bloco desfilando as belezas do povo preto, em cada brilho pelas ladeiras do Pelô. É o carnaval dos blocos afro, de samba, de reggae e dos afoxés, apoiados por meio do Edital Ouro Negro para desfilar nos três principais circuitos da folia: Batatinha, Dodô e Osmar. É a folia animada, diversa e democrática do Carnaval e é também a preservação do patrimônio cultural, com o apoio ao carnaval tradicional dos mascarados de Maragojipe. O Carnaval da Cultura é promovido pelo Governo do Estado, "50 anos dos Blocos Afro - Carnaval da Bahia 2024 - Nossa Energia é Ancestral".