#CARNAVALDACULTURA Artistas cantam antigos carnavais em homenagem a Moraes Moreira e Caetano Veloso

10/02/2024

  ju claudia

O Carnaval do Pelourinho continua a encantar os foliões com uma série de eventos musicais que celebram a riqueza da música brasileira. Os shows Antigos Carnavais levaram uma multidão para o Largo Pedro Arcanjo, nesta sexta-feira (09) com as canções de artistas que fizeram a história do carnaval: Caetano Veloso e Moraes Moreira. As cantoras Juliana Ribeiro e Cláudia Cunha cantaram grandes sucessos carnavalescos e fizeram os foliões reviverem lembranças de muitos carnavais.

Para abrilhantar a programação #AmôpeloPelô, a cantora Juliana Ribeiro apresentou o show ‘Namorar Moraes’, em homenagem ao ícone da música baiana e dos carnavais de Salvador, Moraes Moreira. A voz estonteante da cantora encantou os amantes dos saudosos bailes carnavalescos que voltaram a reviver clássicos de antigas folias.

Juliana embalou grandes sucessos de Moraes Moreira que estão na boca do povo, como: Olho Negro, Chame Gente, Sintonia e Lição de vida. “Moraes é homenageado o ano inteiro, porém, ele deságua no carnaval como ninguém, ele é único. Suas composições, a forma de cantar, tudo isso construiu a historia do carnaval da Bahia e do Brasil”, comenta a cantora, ao declarar a sua alegria ao homenagear o cantor pelo segundo ano no Carnaval do Pelourinho.

Encantada com a performance da cantora, a médica, Daniela Veiga, 49, soteropolitana, não poupou aplausos para a artista. “É um privilégio acompanhar de perto o show de Juliana Ribeiro, que une amor, vida e a tradição do verdadeiro carnaval”, afirma.

Um pouco mais tarde subiu ao palco, a cantora e compositora, Cláudia Cunha, que seguiu a jornada musical de antigos carnavais, trazendo no seu repertório várias músicas simbólicas de Caetano Veloso, como ‘Dona Canô, ‘Eu sou a Chuva’, Alô Meu Santo Amaro e o ‘Amor me Pegou’. “Caetano dedicou muitas canções especiais para o carnaval, por isso trago esse repertório com muito frevo e rock desse cantor que é porta voz da liberdade”, explicou Claudia Cunha.

Carnaval Amô Pelo Pelô 2024 - Todo dia é tempo de demonstrar o #AmôPeloPelô. Mas no Carnaval esse movimento se intensifica e o Governo da Bahia investe para fazer das ruas, ladeiras, vielas e largos verdadeiros palcos de expressão da nossa cultura. No Pelourinho, a folia é  animada, diversa e democrática que abraça o carnaval de rua, microtrios e nanotrios, além de promover, nos palcos, grandes encontros musicais e variados ritmos numa ampla programação. Tem Afro, Reggae, Arrocha, Axé, Antigos Carnavais, Samba, RAP, Pagode/Pagotrap, pop e Guitarra Baiana, além de Orquestras e Bailes Infantis.

Carnaval da Cultura – Comemorar, enaltecer e fortalecer os Blocos Afro em seus 50 anos de existência, contados a partir do nascimento do Ilê Aiyê, o pioneiro, é garantir que a festa também seja um lugar para que negras e negros baianos contem as suas narrativas e façam parte da história do mundo. Por isso, o tema do Carnaval da Bahia em 2024 são os 50 anos de Blocos Afro - Nossa Energia é Ancestral. Em cada circuito, em cada sorriso, em cada bloco desfilando as belezas do povo preto, em cada brilho pelas ladeiras do Pelô. É o carnaval dos blocos afro, de samba, de reggae e dos afoxés, apoiados por meio do Edital Ouro Negro para desfilar nos três principais circuitos da folia: Batatinha, Dodô e Osmar. É a folia animada, diversa e democrática do Carnaval e é também a preservação do patrimônio cultural, com o apoio ao carnaval tradicional dos mascarados de Maragojipe. O Carnaval da Cultura é promovido pelo Governo do Estado, "50 anos dos Blocos Afro - Carnaval da Bahia 2024 - Nossa Energia é Ancestral".