#CARNAVALDACULTURA Nação Zumbi mistura ritmos no Largo do Pelourinho

10/02/2024

nacao
foto: Jasf Andrade

A mistura do Maracatu e o samba rock tomaram conta do Largo do Pelourinho, na noite desta sexta-feira (09) de carnaval Amô Pelo Pelô. Com um show marcante, a banda pernambucana Nação Zumbi veio para mostrar que o carnaval de Salvador abre espaço para todos os gêneros musicais. Dono de um repertório com vários sucessos, a banda exaltou a potência do Manguebeat, movimento que mistura elementos da cultura pernambucana com outras regiões, como o maracatu, o rock e samba reggae. O público foi ao delírio com canções marcantes do grupo, como: Da Lama ao Caos, A Praieira, Um sonho e Maracatu atômico.

O vocalista da banda Jorge Du Peixe agradeceu por estar presente em mais um Carnaval de Salvador. “Para nós da Nação Zumbi, é uma honra estar mais uma vez no Pelourinho trazendo culturas próximas, onde os tambores do maracatu estão sempre presentes. O maracatu e o Pelourinho são resistências”, afirma.

nacao
foto: Jasf Andrade

Fã da banda e do carnaval de Salvador, a dentista Vera Lúcia, 52 anos, é de Pernambuco e veio para a Bahia curtir a folia carnavalesca. Ela declarou a importância de misturar a cultura pernambucana e da Bahia e os ritmos diversos no Carnaval do #amôpelopelô. “Nação Zumbi é uma banda maravilhosa que costuma agregar não só o samba, como também, o maracatu, o coco de roda e vários ritmos. Estar curtindo a banda que sou fã no melhor carnaval do mundo me faz sentir muito realizada”, declara.

A Nação Zumbi é uma das bandas mais importantes, que revolucionou a música brasileira, junto ao movimento manguebeat, liderado pelo inventivo Chico Science. Hoje a banda é formada por Jorge Du Peixe (vocal), Dengue (baixo) e Toca Organ (percussão), além dos músicos convidados, Marcos Matias e Da Lua (alfaias), Tom Rocha (bateira) e Neilton Carvalho (guitarra).

Carnaval Amô Pelo Pelô 2024 - Todo dia é tempo de demonstrar o #AmôPeloPelô. Mas no Carnaval esse movimento se intensifica e o Governo da Bahia investe para fazer das ruas, ladeiras, vielas e largos verdadeiros palcos de expressão da nossa cultura. No Pelourinho, a folia é  animada, diversa e democrática que abraça o carnaval de rua, microtrios e nanotrios, além de promover, nos palcos, grandes encontros musicais e variados ritmos numa ampla programação. Tem Afro, Reggae, Arrocha, Axé, Antigos Carnavais, Samba, RAP, Pagode/Pagotrap, pop e Guitarra Baiana, além de Orquestras e Bailes Infantis.

Carnaval da Cultura – Comemorar, enaltecer e fortalecer os Blocos Afro em seus 50 anos de existência, contados a partir do nascimento do Ilê Aiyê, o pioneiro, é garantir que a festa também seja um lugar para que negras e negros baianos contem as suas narrativas e façam parte da história do mundo. Por isso, o tema do Carnaval da Bahia em 2024 são os 50 anos de Blocos Afro - Nossa Energia é Ancestral. Em cada circuito, em cada sorriso, em cada bloco desfilando as belezas do povo preto, em cada brilho pelas ladeiras do Pelô. É o carnaval dos blocos afro, de samba, de reggae e dos afoxés, apoiados por meio do Edital Ouro Negro para desfilar nos três principais circuitos da folia: Batatinha, Dodô e Osmar. É a folia animada, diversa e democrática do Carnaval e é também a preservação do patrimônio cultural, com o apoio ao carnaval tradicional dos mascarados de Maragojipe. O Carnaval da Cultura é promovido pelo Governo do Estado, "50 anos dos Blocos Afro - Carnaval da Bahia 2024 - Nossa Energia é Ancestral".