#CARNAVALDACULTURA Tonho Matéria canta sucessos aclamados em outros carnavais

09/02/2024

tonho

Compositor de canções como ‘Olha o Gandhy aí’, ‘Menina me dá seu amor’, ‘Rum, Bragadá’ e ‘Tchaco’, que tornaram outros carnavais inesquecíveis, o músico e mestre de capoeira Tonho Matéria apresentou um show swingado, em ritmo de samba-reggae, cantando esses e outros sucessos, na tarde desta sexta-feira, 09, no Carnaval Amô Pelo Pelô 2024.

Animada no show de Tonho Matéria no Largo Quincas Berro D´Água, a professora soteropolitana, residente na região do Cabula, Maira Coelho, disse que o Pelourinho e o circuito Osmar (Campo Grande) representam as raízes do Carnaval de Salvador. “Para sentir o clima de Salvador, tem que vir para o lado de cá. Aqui é onde a gente tem a essência [do carnaval]. A energia de ressignificar esse espaço, que é o Pelourinho, é muito importante para a nossa cultura, sobretudo de reconhecer os artistas daqui, e não só de Salvador, mas da Bahia”, disse a foliã.

Tonho Matéria destacou que o carnaval da Bahia é uma festa importantíssima para falar de arte, tecnologia, cultura e contar a história da Bahia através da música. A trajetória profissional desse multiartista beira metade de um século e tem sido marcada por contribuições que valorizam a cultura e a musicalidade baiana. “São 45 anos nessa luta, tentando ser reconhecido na minha cidade como artista, tentando ter esses valores que são necessários, como artista preto. Mas, eu reinvento o meu lugar!”.

As criações musicais de Tonho Matéria falam da cultura baiana, do continente africano, de ancestralidade, amor e de situações do cotidiano. A canção ‘Olha o Gandhy aí’, que passou a ser reconhecida na voz da cantora Daniela Mercury, a partir de 2005, traduz uma letra visual acerca dos tipos de instrumentos, indumentárias e os acessórios usados pelo afoxé Filhos de Gandhy. Já ‘Menina me dá seu amor’ poetisa o amor em um espaço mágico, como o mar e o céu estrelado.

Carnaval Amô Pelo Pelô 2024 - Todo dia é tempo de demonstrar o #AmôPeloPelô. Mas no Carnaval esse movimento se intensifica e o Governo da Bahia investe para fazer das ruas, ladeiras, vielas e largos verdadeiros palcos de expressão da nossa cultura. No Pelourinho, a folia é animada, diversa e democrática que abraça o carnaval de rua, microtrios e nanotrios, além de promover, nos palcos, grandes encontros musicais e variados ritmos numa ampla programação. Tem Afro, Reggae, Arrocha, Axé, Antigos Carnavais, Samba, RAP, Pagode/Pagotrap, pop e Guitarra Baiana, além de Orquestras e Bailes Infantis.

Carnaval da Cultura – Comemorar, enaltecer e fortalecer os Blocos Afro em seus 50 anos de existência, contados a partir do nascimento do Ilê Aiyê, o pioneiro, é garantir que a festa também seja um lugar para que negras e negros baianos contem as suas narrativas e façam parte da história do mundo. Por isso, o tema do Carnaval da Bahia em 2024 são os 50 anos de Blocos Afro - Nossa Energia é Ancestral. Em cada circuito, em cada sorriso, em cada bloco desfilando as belezas do povo preto, em cada brilho pelas ladeiras do Pelô. É o carnaval dos blocos afro, de samba, de reggae e dos afoxés, apoiados por meio do Edital Ouro Negro para desfilar nos três principais circuitos da folia: Batatinha, Dodô e Osmar. É a folia animada, diversa e democrática do Carnaval e é também a preservação do patrimônio cultural, com o apoio ao carnaval tradicional dos mascarados de Maragojipe. O Carnaval da Cultura é promovido pelo Governo do Estado, "50 anos dos Blocos Afro - Carnaval da Bahia 2024 - Nossa Energia é Ancestral".