#CARNAVALDACULTURA Sarajane agita público em sua primeira apresentação no carnaval de 2024

09/02/2024

SARA  SARA


A cantora e compositora Sarajane, voz de muitos sucessos da Axé Music, foi uma das mais esperadas atrações na programação do Largo Tereza Batista, nesta sexta-feira (09) de Carnaval Amô Pelo Pelô.

O servidor público Sandro Miranda segue o trabalho de Sarajane desde os tempos de “Cadê Meu Coco?”, música de Carlinhos Brown gravada pela cantora em 1986. “Estou aqui ansioso por esse show, curto o trabalho dela há muitos carnavais e fico feliz em vê-la cheia de energia no palco. Além disso, acompanho também as ações sociais dela, o que pra mim só aumenta a relevância da artista”, comentou.

Ao som de “Liquidificação”, agitada faixa-título do EP de 2020, Sarajane subiu ao palco com uma roupa branca e adereços vermelhos, animando o público. Além de passear por clássicos da música baiana, a artista também apresentou obras do seu mais recente EP, nesta que foi a primeira apresentação de Sarajane no carnaval de 2024.

Respeitando a forte tradição musical baiana de se mesclar diferentes gêneros, a artista trouxe para o palco uma sonoridade com referências do rock, da música caribenha e da música percussiva afro-baiana.

Sobre a influência afro, Sarajane destaca a importância da celebração dos 50 anos dos blocos afro, entidades fundamentais na construção da forte identidade musical da axé music. “Falar dos blocos afro é falar da essência de tudo. Eu fico muito feliz de hoje as autoridades estarem respeitando mais essa história, porque não se pode falar da cultura de Salvador e do Recôncavo baiano sem falar da ancestralidade. Que continue assim em todo o ano”, defendeu Sarajane.

Rever shows de artistas pioneiras como Sarajane é também mexer com a memória afetiva de muitas pessoas, como o psicólogo Ricardo Araújo, que lembrou das participações dela em programas televisivos: “A memória mais forte que tenho de Sarajane é a participação dela no Chacrinha aos sábados e é uma lembrança agradável, que sempre vale a pena revisitar”, destacou Ricardo.

Já a administradora Carla Araújo faz coro à maioria do público ao ser perguntada sobre a música mais marcante do repertório de Sarajane: “Não tem como, pode passar o tempo que for, mas todo mundo continua abrindo a rodinha”, diverte-se, em referência ao sucesso “A Roda”.

Carnaval Amô Pelo Pelô 2024 - Todo dia é tempo de demonstrar o #AmôPeloPelô. Mas no Carnaval esse movimento se intensifica e o Governo da Bahia investe para fazer das ruas, ladeiras, vielas e largos verdadeiros palcos de expressão da nossa cultura. No Pelourinho, a folia é animada, diversa e democrática que abraça o carnaval de rua, microtrios e nanotrios, além de promover, nos palcos, grandes encontros musicais e variados ritmos numa ampla programação. Tem Afro, Reggae, Arrocha, Axé, Antigos Carnavais, Samba, RAP, Pagode/Pagotrap, pop e Guitarra Baiana, além de Orquestras e Bailes Infantis.

Carnaval da Cultura – Comemorar, enaltecer e fortalecer os Blocos Afro em seus 50 anos de existência, contados a partir do nascimento do Ilê Aiyê, o pioneiro, é garantir que a festa também seja um lugar para que negras e negros baianos contem as suas narrativas e façam parte da história do mundo. Por isso, o tema do Carnaval da Bahia em 2024 são os 50 anos de Blocos Afro - Nossa Energia é Ancestral. Em cada circuito, em cada sorriso, em cada bloco desfilando as belezas do povo preto, em cada brilho pelas ladeiras do Pelô. É o carnaval dos blocos afro, de samba, de reggae e dos afoxés, apoiados por meio do Edital Ouro Negro para desfilar nos três principais circuitos da folia: Batatinha, Dodô e Osmar. É a folia animada, diversa e democrática do Carnaval e é também a preservação do patrimônio cultural, com o apoio ao carnaval tradicional dos mascarados de Maragojipe. O Carnaval da Cultura é promovido pelo Governo do Estado, "50 anos dos Blocos Afro - Carnaval da Bahia 2024 - Nossa Energia é Ancestral".