#CARNAVALDACULTURA Baile de ideia de Hiran agitou Pelourinho nesta sexta de carnaval

09/02/2024

hiran  hiran


“A gente pode sim descer até o chão pensando. A gente pode se divertir com a mão na consciência”. Assim, o rapper Hiran deu a letra na tarde desta quinta-feira (09), no Largo Quincas Berro D'Água, no Carnaval Amô Pelo Pelô. Hiran integra uma potente geração de artistas que têm conquistado espaço para a música RAP no cenário nacional e que não poderia faltar na diversidade de ritmos do Pelourinho.

No show, Hiran apresentou um mix do repertório de músicas autorais lançadas nos últimos anos, mesclado com algumas releituras, a exemplo da música “Emoriô”, gravada com Carlinhos Brown. “Eu costumo falar que meu show, especificamente este show de carnaval, é tipo um ‘baile de ideia’. Eu quero falar sobre coisas que são importantes, que fazem a gente refletir e pensar, não só nos divertir. Eu gosto de dar uma roupagem onde a pessoa possa fazer isso de uma forma que não seja pesada”, disse Hiran.

Nascido na cidade de Alagoinhas, no interior da Bahia, quando criança Hiran morou em Macaúbas, bairro da capital baiana, próximo ao Centro Histórico. O artista falou da importância de se apresentar no Pelourinho.

“Parece clichê, mas eu nunca imaginei que isso faria parte da minha agenda, das minhas realizações, que eu ia fazer carnaval, subir no trio, ainda mais eu que sou rapper. A gente, às vezes, se visualiza fazendo outras coisas, mas não que iria conseguir levar meu repertório de Hip Hop para o Carnaval de Salvador e conseguir estar em lugares que eu frequentei quando era mais novo. Nunca passou pela minha cabeça”, lembrou.

Carnaval Amô Pelo Pelô 2024 - Todo dia é tempo de demonstrar o #AmôPeloPelô. Mas no Carnaval esse movimento se intensifica e o Governo da Bahia investe para fazer das ruas, ladeiras, vielas e largos verdadeiros palcos de expressão da nossa cultura. No Pelourinho, a folia é  animada, diversa e democrática que abraça o carnaval de rua, microtrios e nanotrios, além de promover, nos palcos, grandes encontros musicais e variados ritmos numa ampla programação. Tem Afro, Reggae, Arrocha, Axé, Antigos Carnavais, Samba, RAP, Pagode/Pagotrap, pop e Guitarra Baiana, além de Orquestras e Bailes Infantis.

Carnaval da Cultura – Comemorar, enaltecer e fortalecer os Blocos Afro em seus 50 anos de existência, contados a partir do nascimento do Ilê Aiyê, o pioneiro, é garantir que a festa também seja um lugar para que negras e negros baianos contem as suas narrativas e façam parte da história do mundo. Por isso, o tema do Carnaval da Bahia em 2024 são os 50 anos de Blocos Afro - Nossa Energia é Ancestral. Em cada circuito, em cada sorriso, em cada bloco desfilando as belezas do povo preto, em cada brilho pelas ladeiras do Pelô. É o carnaval dos blocos afro, de samba, de reggae e dos afoxés, apoiados por meio do Edital Ouro Negro para desfilar nos três principais circuitos da folia: Batatinha, Dodô e Osmar. É a folia animada, diversa e democrática do Carnaval e é também a preservação do patrimônio cultural, com o apoio ao carnaval tradicional dos mascarados de Maragojipe. O Carnaval da Cultura é promovido pelo Governo do Estado, "50 anos dos Blocos Afro - Carnaval da Bahia 2024 - Nossa Energia é Ancestral".