#CARNAVALDACULTURA Blocos de samba animam a primeira noite de folia no circuito Osmar

09/02/2024

samba samba

As ruas do circuito Osmar foram tomadas por uma explosão de ritmo e alegria, nesta primeira noite da folia, quinta-feira (08), com a presença dos blocos de samba que já são considerados o ponto forte da noite. Cada bloco, com sua identidade única e repertório diversificado, fez a festa para os foliões. O ritmo tem uma importância indiscutível na cultura baiana e no cenário carnavalesco da avenida. Além de ser uma manifestação artística que encanta e movimenta multidões, o samba também representa uma parte essencial da identidade cultural do povo baiano, refletindo suas tradições, história e valores.

O primeiro bloco a entrar na avenida foi o Alerta Geral, sob o comando do grupo swing do Fora, de Xande de Pilares e do Grupo Fundo de Quintal. O Alerta fez tremer o circuito, com seus clássicos do segmento. A multidão se entregou à cadência das batucadas e aos refrãos que marcaram época, mostrando que o samba continua vibrante nas ruas de Salvador.

Dando seguimento a folia, o Pagode Total com uma energia contagiante, reuniu o É O Tchan, Samba Trator e a Companhia do Pagode para um desfile único. A fusão de estilos e performances cativou o público presente, demonstrando a relevância do bloco no Carnaval baiano.

Celebrando 20 anos, o bloco Amor e Paixão celebrou a força do ritmo com o tema "Uma História de Amor ao Samba", o bloco prestou homenagem a figuras importantes do gênero musical, como Tia Ciata, Dona Ivone Lara e Gal do Beco. O embalo ficou por conta do fundador e patriarca do bloco, Nelson Rufino, que afirmou estar muito feliz em comemorar 20 anos de muito amor ao samba:O bloco foi inspirado nas escolas de samba e hoje, posso ver a infinidade de blocos de samba em Salvador, trazendo a minha memória aquilo que vivia nos tempos da batucada, que já era samba. Eu estou muito feliz por estar vivo e presenciar os 20 anos do bloco do meu coração”, diz o cantor e compositor baiano.

Com uma diversidade de talentos, o Proibido Proibir mostrou toda a pluralidade e animação do Carnaval de Salvador. Com artistas como Banda Fuzukda, Oz Favoritos, Salamah, Pagode do Vinny, Bia Maia, Samira Ribeiro, Betinho Simplesmente Nós, Top Prime e Dinho Samba Comunidade, o bloco proporcionou uma experiência musical única para os foliões presentes.

Sob a liderança de Jorge Fogueirão, Miller e Noelson do Cavaco, o Fogueirão incendiou as ruas com seu ritmo contagiante e seu repertório cheio de swing e samba junino. Os foliões se entregaram ao ritmo pulsante do samba, dançando e cantando ao som das músicas que marcaram época.

Embalado pelo Pagode do Segredo e fechando a programação da quinta-feira, o Samba e Folia trouxe para as ruas de Salvador toda a tradição do samba baiano. Entre rodas de samba improvisadas e coreografias contagiantes, os foliões celebraram a cultura e a música da Bahia em um ambiente de festa e descontração. Até quarta-feira de cinza, cerca de 60 blocos de samba ainda desfilarão no Carnaval de Salvador, com apoio do Programa Ouro Negro.

Carnaval Ouro Negro 2024 - O Carnaval da Bahia é Ouro Negro. Em 2024, foram investidos R$15 milhões para proporcionar o apoio a mais de 170 grupos dos segmentos afro, afoxé, samba, reggae e de índio. Só no carnaval de Salvador são mais de 100 entidades que desfilam nos circuitos oficiais da folia. Entre as entidades contempladas estão grupos tradicionais como o Olodum, Ilê Aiyê, Filhos de Gandhy, Muzenza e Cortejo Afro.  A SecultBA amplia sua parceria com blocos tão importantes com o intuito de preservar a tradição destes na folia soteropolitana e nas suas comunidades de origem, valorizando as nossas matrizes africanas.

Carnaval da Cultura – Comemorar, enaltecer e fortalecer os Blocos Afro em seus 50 anos de existência, contados a partir do nascimento do Ilê Aiyê, o pioneiro, é garantir que a festa também seja um lugar para que negras e negros baianos contem as suas narrativas e façam parte da história do mundo. Por isso, o tema do Carnaval da Bahia em 2024 é os 50 anos de Blocos Afro - Nossa Energia é Ancestral. Em cada circuito, em cada sorriso, em cada bloco desfilando as belezas do povo preto, em cada brilho pelas ladeiras do Pelô. É a folia animada, diversa e democrática do Carnaval e é também a preservação do patrimônio cultural, com o apoio ao carnaval tradicional dos mascarados de Maragojipe. O Carnaval da Cultura é promovido pelo Governo do Estado, "50 anos dos Blocos Afro - Carnaval da Bahia 2024 - Nossa Energia é Ancestral".