#CARNAVALDACULTURA Animação até a última música na primeira noite do Carnaval do Pelô

09/02/2024

pelo1

Ninguém ficou parado na noite de quinta-feira (08) no Largo Tereza Batista, Pelourinho. Desde o pagodão da banda Duas Medidas ao forró piseiro da banda Dan Valente, a mistura de ritmos animou o folião na primeira noite de shows do Carnaval Amô Pelo Pelô.

O público presente arriscou as coreografias ao som das músicas de Duas Medidas, sob o comando do cantor Guga Meyra, que estreou no carnaval à frente da banda depois da saída de Lincoln, em 2022. "Estou muito feliz em estrear nessa banda que já tem uma história muito bonita e ainda aqui no carnaval de Salvador, que é um palco que todos os artistas almejam, que traz visibilidade e traz uma benção à nossa carreira”, disse Guga.

Além da animação, o Carnaval do Pelourinho proporcionou segurança para os foliões presentes, que fizeram questão de estacar o clima de tranquilidade do Largo Tereza Batista. Leite Silva, que veio pela primeira vez ao circuito, curtiu o show da banda Duas Medidas, e destacou a segurança e a organização da festa. “Estou gostando muito, bem organizado, com segurança, sem brigas, é minha primeira vez e foi uma experiência ótima”, afirmou.

Já Ana Luísa, fã da banda Duas Medidas, elogiou a variedade musical do Carnaval do Pelô. “Estou achando muito bom ter várias atrações de estilos diferentes. Sobre a banda, eu sou suspeita para falar, pois sou fá há anos, acompanho sempre e com a saída de Lincoln a qualidade continua muito boa”, avaliou.

pelo

Piseiro no Carnaval do Pelô - O cantor Fred Moura da banda Pra Casar, que se apresentou no Largo Tereza Batista, fez questão de dizer como está feliz e agradecido. “Estou muito feliz, o Carnaval do Pelô é muito especial, fomenta a nossa cultura, traz a galera para o circuito. Estou imensamente honrado e eu aproveito a oportunidade para agradecer por trazer a gente para fazer a festa para galera”.

No Carnaval do Pelô, a dupla Aleff Bernardes e Daniela Leal dançaram muito ao som do arrocha de Lucas Tibério, também no Largo Tereza Batista. “Eu sempre venho ao Pelourinho, é um lugar muito interessante com diversidade cultural e musical. É um local onde você encontra de tudo, eu faço questão de vir para esse circuito”, afirmou Aleff. Para Daniela Leal, a diversidade musical atende a todos os públicos e de todas as idades. “Tem diversidade, tem atração para crianças, para adulto, tem arrocha, forró, está bem democrático”, reforçou Daniela.

Para encerrar a primeira noite do Carnaval do Pelô não podia faltar o forró piseiro que Dan Valente trouxe ao Largo Tereza Batista. O artista se apresentou pela primeira vez no Carnaval do Pelô. "Nossa banda já tinha se apresentado no São João do Pelô, mas é a primeira vez no Carnaval. É super especial tocar neste local tradicional da nossa cidade. Eu que sou soteropolitano, me emociono em tocar neste lugar para famílias e para o público que vem conhecer a nossa cultura”, celebrou Dan Valente.

Carnaval Amô Pelo Pelô 2024 - Todo dia é tempo de demonstrar o #AmôPeloPelô. Mas no Carnaval esse movimento se intensifica e o Governo da Bahia investe para fazer das ruas, ladeiras, vielas e largos verdadeiros palcos de expressão da nossa cultura. No Pelourinho, a folia é  animada, diversa e democrática que abraça o carnaval de rua, microtrios e nanotrios, além de promover, nos palcos, grandes encontros musicais e variados ritmos numa ampla programação. Tem Afro, Reggae, Arrocha, Axé, Antigos Carnavais, Samba, RAP, Pagode/Pagotrap, pop e Guitarra Baiana, além de Orquestras e Bailes Infantis.

Carnaval da Cultura – Comemorar, enaltecer e fortalecer os Blocos Afro em seus 50 anos de existência, contados a partir do nascimento do Ilê Aiyê, o pioneiro, é garantir que a festa também seja um lugar para que negras e negros baianos contém as suas narrativas e façam parte da história do mundo. Por isso, o tema do Carnaval da Bahia em 2024 são os 50 anos de Blocos Afro - Nossa Energia é Ancestral. Em cada circuito, em cada sorriso, em cada bloco desfilando as belezas do povo preto, em cada brilho pelas ladeiras do Pelô. É a folia animada, diversa e democrática do Carnaval e é também a preservação do patrimônio cultural, com o apoio ao carnaval tradicional dos mascarados de Maragojipe. O Carnaval da Cultura é promovido pelo Governo do Estado, "50 anos dos Blocos Afro - Carnaval da Bahia 2024 - Nossa Energia é Ancestral".