#CARNAVALDACULTURA Pagode feminino agita o primeiro dia do Carnaval do Pelô

09/02/2024

aila


O pagodão feminino de Aila Menezes invadiu o Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho, nesta quinta-feira (8), dando boas-vindas aos seis dias oficiais da folia. O show contou com um público, sobretudo feminino, que reforça o empoderamento feminino na música. Quem esteve presente aproveitou a festa com muita alegria sob o comando do típico pagode feito na Bahia.

A psicóloga baiana Luisa Rodrigues, 27 anos, contou que tem presença garantida em todos os carnavais do Pelourinho. “O Carnaval do Pelô é raiz, eu estou curtindo esse momento de um lugar mais tranquilo”. Luisa também elogiou o show da Aila Menezes.“Ela tem uma presença muito forte e fala muito sobre o corpo da mulher e o poder de ocupar espaços através da música”, declarou a psicóloga.

A cantora Aila Menezes falou sobre sua representatividade e a alegria em fazer parte da programação do Carnaval do Pelô, que esse ano convoca foliões a demonstrarem seu #AmôPeloPelô. “Estou feliz de estar aqui neste lugar que é a minha casa e que eu escolhi para desenvolver a minha carreira desde 2018, sendo a primeira mulher e a primeira banda a trazer o pagodão para cá”, afirmou.

A cantora enfatizou o seu protagonismo ao servir de exemplo para as mulheres no pagode e na vida. “Fazer parte desta resistência feminina enquanto mulher, LGBT, além de estar aqui fazendo parte do Carnaval do Pelourinho é uma bússola que aponta para o caminho verdadeiro e significativo da minha carreira”, declarou.

Carnaval Amô Pelo Pelô 2024 - Todo dia é tempo de demonstrar o #AmôPeloPelô. Mas no Carnaval esse movimento se intensifica e o Governo da Bahia investe para fazer das ruas, ladeiras, vielas e largos verdadeiros palcos de expressão da nossa cultura. No Pelourinho, a folia é  animada, diversa e democrática que abraça o carnaval de rua, microtrios e nanotrios, além de promover, nos palcos, grandes encontros musicais e variados ritmos numa ampla programação. Tem Afro, Reggae, Arrocha, Axé, Antigos Carnavais, Samba, RAP, Pagode/Pagotrap, pop e Guitarra Baiana, além de Orquestras e Bailes Infantis.

Carnaval da Cultura – Comemorar, enaltecer e fortalecer os Blocos Afro em seus 50 anos de existência, contados a partir do nascimento do Ilê Aiyê, o pioneiro, é garantir que a festa também seja um lugar para que negras e negros baianos contém as suas narrativas e façam parte da história do mundo. Por isso, o tema do Carnaval da Bahia em 2024 são os 50 anos de Blocos Afro - Nossa Energia é Ancestral. Em cada circuito, em cada sorriso, em cada bloco desfilando as belezas do povo preto, em cada brilho pelas ladeiras do Pelô. É a folia animada, diversa e democrática do Carnaval e é também a preservação do patrimônio cultural, com o apoio ao carnaval tradicional dos mascarados de Maragojipe. O Carnaval da Cultura é promovido pelo Governo do Estado, "50 anos dos Blocos Afro - Carnaval da Bahia 2024 - Nossa Energia é Ancestral".