#CARNAVALDACULTURA Alexandre Leão se apresenta no Pelourinho com repertório cheio de sucessos do carnaval

09/02/2024

ALEX


Reverenciando a música dos Blocos Afro, o cantor e compositor Alexandre Leão se apresentou na noite desta quinta-feira (8), no Largo Quincas Berro D’Água, no Carnaval do Amô Pelo Pelô. Com um turbante dos Filhos de Gandhy na cabeça, o artista iniciou o show cantando grandes sucessos do carnaval baiano como “É D’Óxum”, “Toda Menina Baiana” e “Minha Pequena Eva”.

Leão cantou ainda hits que exaltam a potência e a beleza das entidades culturais negras como o Ilê Aiyê. Durante a apresentação, o artista elogiou o tema escolhido pelo Governo do Estado para o carnaval que, neste ano, é: ‘50 Anos de Blocos Afro. Nossa Energia é Ancestral’. “Este ano, o carnaval faz uma homenagem justíssima aos Blocos Afro”, celebrou Leão.

Fã do carnaval no Centro Histórico, Alexandre Leão destaca as características que fazem o carnaval no Pelourinho ser tão único. “Sou apaixonado pelo Pelourinho, que é esse carnaval mais tranquilo, mais voltado para manifestações genuinamente populares e culturais. Fico sempre numa alegria muito grande de participar desse carnaval. Eu já me apresento aqui há muitos anos, graças a Deus e é uma felicidade”, comenta o artista.

ALEX ALEX

Quem se juntou para homenagear os blocos de matriz africana foi o cantor e músico, Moreno Veloso. Os dois fizeram uma sequência com canções que exaltam os grupos Ilê Aiyê e o Olodum. O público cantou com os artistas os sucessos “Depois que o ilê passar”, “A força do Ilê” e “Deusa do Amor”.

A professora Laura Camargo, 67 anos, moradora de Salvador, acompanhou a apresentação de Alexandre Leão e falou sobre a sua preferência pelo carnaval no Centro Histórico. “O Pelourinho, para mim, é o lugar mais seguro para curtir festa, adoro os bloquinhos que desfilam aqui que são fantásticos e me trazem muita alegria. Os shows que acontecem aqui no Largo são muito bonitos e gostei muito da apresentação do Moreno Veloso e do Alexandre Leão”, explica.

Carnaval Amô Pelo Pelô 2024 - Todo dia é tempo de demonstrar o #AmôPeloPelô. Mas no Carnaval esse movimento se intensifica e o Governo da Bahia investe para fazer das ruas, ladeiras, vielas e largos verdadeiros palcos de expressão da nossa cultura. No Pelourinho, a folia é  animada, diversa e democrática que abraça o carnaval de rua, microtrios e nanotrios, além de promover, nos palcos, grandes encontros musicais e variados ritmos numa ampla programação. Tem Afro, Reggae, Arrocha, Axé, Antigos Carnavais, Samba, RAP, Pagode/Pagotrap, pop e Guitarra Baiana, além de Orquestras e Bailes Infantis.

Carnaval da Cultura – Comemorar, enaltecer e fortalecer os Blocos Afro em seus 50 anos de existência, contados a partir do nascimento do Ilê Aiyê, o pioneiro, é garantir que a festa também seja um lugar para que negras e negros baianos contém as suas narrativas e façam parte da história do mundo. Por isso, o tema do Carnaval da Bahia em 2024 são os 50 anos de Blocos Afro - Nossa Energia é Ancestral. Em cada circuito, em cada sorriso, em cada bloco desfilando as belezas do povo preto, em cada brilho pelas ladeiras do Pelô. É a folia animada, diversa e democrática do Carnaval e é também a preservação do patrimônio cultural, com o apoio ao carnaval tradicional dos mascarados de Maragojipe. O Carnaval da Cultura é promovido pelo Governo do Estado, "50 anos dos Blocos Afro - Carnaval da Bahia 2024 - Nossa Energia é Ancestral".