Associação de Barraqueiros do Pelourinho recebe 50 barracas do Governo da Bahia

07/02/2024

pelo


Reconhecer a importância e garantir melhores condições de atuação durante a folia. Foi com esses objetivos que o Governo da Bahia entregou à Associação dos Barraqueiros do Pelourinho 50 barracas para serem usadas no Carnaval 2024. O evento de entrega que aconteceu no Largo do Pelourinho na tarde da segunda-feira (06.02), realizado pelas Secretaria de Cultura e Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, foi marcado com emoção.

 

A entrega das barracas aconteceu por meio do Cesol (Centro Público de Economia Solidária) em resposta a reivindicação de melhores condições de trabalhos para trabalhadoras e trabalhadores que atuam no Pelourinho durante o carnaval.

 

O momento da entrega foi marcado por emoção e profunda satisfação para nós do Governo do Estado, por podermos garantir melhores condições de trabalho para essas pessoas que, apesar das adversidades que enfrentam, exercem atividades fundamentais no Centro Histórico. E, portanto, merecem trabalhar com segurança, respeito e dignidade”, relatou o Secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro.

 

“Nós somos a resistência do Pelourinho. Estamos muito felizes que vocês do governo estão olhando para nós, para esse lugar. Estamos nos sentindo renovadas, somos uma comunidade importante aqui no Pelourinho e agora temos como trabalhar com dignidade”, disse Leide dos Santos, representante da Associação dos Barraqueiros do Pelourinho. O apoio às barraqueiras e barraqueiros do Pelourinho faz parte das atividades integradas do governo do estado. A ação integra às ações do Carnaval da Bahia ampliando o reconhecimento da importância da diversidade e da democratização da maior festa popular de rua do mundo.

 

"A agenda do trabalho decente e digno é central para o nosso Governo e não estaria de fora do Carnaval, essa festa gigantesca que é uma oportunidade de geração de renda para tanta gente, inclusive barraqueiros que atuam no Pelourinho, um dos principais centros da folia. É uma ação que mostra o respeito e a valorização com esses trabalhadores e trabalhadoras”, conclui o secretário do trabalho, emprego, renda e esporte da Bahia, Davidson Magalhães.