GIA promove ocupação MAS É CARNAVAL a partir desta terça (6) no MAC

05/02/2024

   MAC    coletivo

Criado há 22 anos (2002), com indicações de prêmios em todo o país, o coletivo baiano GIA (Grupo de Interferência Ambiental) formado por arte-educadores, designers e artistas visuais, inicia nesta terça-feira (6), a partir das16h, a ocupação artística ‘Mas é Carnaval!’ no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_BAHIA). O MAC é um dos museus vinculados ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBa), e fica na Rua da Graça, n°284.

 

A programação que permanece até o dia 29 de fevereiro, será marcada pelos já conhecidos Samba GIA e Bingo do GIA, além de outros experimentos culinários e performáticos. A ocupação traz um recorte curatorial de memória, focado na história dos Salões de Maio, mostras de arte urbana organizadas pelo coletivo. Acontecerão ainda ações para crianças e apresentação de dois novos projetos: os Caramujos Móveis e a Lavagem de roupa suja do GIA.

 

ESTÉTICA“O grupo sempre tenta provocar fagulhas de reflexões de diversas naturezas, com humor e descontração”, diz Ludmila Britto, professora da Escola de Belas Artes da UFBA e componente do grupo. Nesses anos, o coletivo vem experimentando intervenções em diferentes ambientes da cidade, sejam eles públicos ou privados, sempre com uma influência da precariedade e da estética da gambiarra.Na terça-feira (6) a programação começa às 16h com a abertura da instalação ‘Caramujo’ e performance do GIA às 17h. Simultaneamente estará ativa a ‘sala de memória’ do GIA com mostra permanente e oficinas.

 

No dia 17, sábado, a partir das 10h ocorre a ativação dos ‘Caramujos móveis’ e também a ‘Pipoca do GIA’ na área externa do MAC. Das 14h às 16h, acontecem as oficinas ‘Carimbada’ e ‘Desenho’, e às 17h o ‘Bingo da Catarina’ com participação do DJ SET.No dia 18, domingo, as atividades começam às 13h com a 'Lavagem do GIA' e, às 16h, o cortejo do 'Bloco da Roupa Lavada' para um belo banho de mar na praia do Porto da Barra, incluindo samba e churrasco do GIA.

 

FILMES, PERFORMANCE e EXPOSIÇÕESJános dias 20, 21, 22 e 23 (terça a sexta), sempre às 18h30, o GIA fará curadoria de filmes para o Cine Paredão, na parte posterior do prédio contemporâneo do MAC. No 25, domingo, às 17h, o GIA promoverá uma performance de encerramento, mais samba do GIA.O GIA já participou de diversas mostras no Brasil e exterior, dentrodo circuito de arte contemporânea, integrando umageração marcada por coletivos como o goiano Grupo Empreza, o mineiro PORO e o cariocaOPAVIVARÁ! “Dessa forma, podemos falar de uma rede formada por coletividades de diferentesestados e países, que se juntam e partilham ideias, realizando trabalhoscolaborativos”, finaliza Ludmila.

 

Além da ocupação do GIA, o MAC continua com suas exposições ‘Acervo MAC_Bahia’, ‘AGÔ’ de Ayrson Heráclito, ‘MURO - Arte Urbana’ na área externa e ‘Desexílios: passado e presente’ de Jean Wyllys. A visitação é aberta de terça a sexta aos sábados e domingos, às 16h30. O MAC ainda tem o projeto ‘Amanhecer com Yoga’, sempre no domingo, dia 18, às 8h, com Carla Dantas, e ‘Dançaterapia’ com Clênio Magalhães no dia 25. Mais informações sobre o MAC_BAHIA via telefones (71) 3117-6987 e 3117-6986, e no instagram @mac_bahia.