Cultura em prol da solidariedade marca o programa Bahia Sem Fome

03/01/2024
Foram mais de 13 toneladas arrecadadas pelos espaços da SecultBa


Bahia Sem Fome


Na Bahia, 1,8 milhão de pessoas estão vivendo com insegurança alimentar grave, segundo dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN). Para enfrentar esse grave problema o governo do estado criou o Programa Bahia Sem Fome, o Programa Estadual de Combate à Fome do Governo do Estado da Bahia. A ideia é assegurar às pessoas em situação de vulnerabilidade social o acesso a alimentos em qualidade e quantidade necessárias à garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável, bem como promover a segurança alimentar e nutricional. A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa) participa ativamente com arrecadação de alimentos em todos os territórios baianos.

Em conjunto a essas ações, foram realizados eventos foram realizadas ações como Festival Bahia Sem Fome, shows na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, Campanhas que mobilizaram fazedores e artistas ativos em espaços culturais, dando um resultado de 13 toneladas somente na sede, espaços culturais e nos territórios de doação da SecultBa.

Além de Salvador e RMS, outros 10 territórios de identidade da Bahia também tem espaços culturais como pontos de doação de alimentos para a campanha Bahia Sem Fome. Entre os meses de abril a dezembro em respectivos valores totais foram coletados um total de 13.024 kg.

Esse resultado mostra que a cultura contribui com a Inclusão Social e Socioprodutiva  envolvendo agentes culturais dos municípios, movimentos sociais e populares, iniciativa privada, organizações, religiosas, sindicais e educacionais do campo e da cidade com uma mobilização entre diversas áreas e a sociedade civil.